Mês: novembro 2025

Doação de sangue em PG mobiliza menos de 1% da população

A doação de sangue é um ato de solidariedade que impacta diretamente milhares de pessoas todos os anos. Em Ponta Grossa e em todo o Paraná, iniciativas como o Junho Vermelho e campanhas ao longo do ano buscam mobilizar a população para garantir que os estoques estejam sempre em níveis seguros. Mas, para além das …

Mais de 30% da população sofre com algum grau de burnout

Falta de ar. Dor no peito. Tremores. Confusão mental. Esse é o cenário comum descrito por trabalhadores diariamente em Unidades Básicas de Saúde (UBS). O senso comum e a preocupação sempre apontam para infarto. Na realidade? Tais sintomas são causados por crises de pânico, ansiedade, burnout e depressão. É esse o relato da formanda em …

Em vez de psicólogos, inteligência artificial

Segundo o Conselho Federal de Psicologia (CFP), o Brasil conta com cerca de 439 mil psicólogos, o equivalente a dois para cada mil habitantes. No SUS, no entanto, a proporção é de apenas 0,18 por mil. Quase 400 municípios sequer têm registro de psicólogos no sistema público. Na prática, somente 5% da população realiza acompanhamento …

Arte sobre a pele: cuidados na prática de tatuagem e piercing

Em julho de 2025, o Conselho Federal de Medicina (CFM) vetou o uso de sedação, anestesia geral ou bloqueios anestésicos periféricos para tatuagens, independentemente da extensão ou localização. Segundo o CFM, não há evidências que assegurem a segurança dos pacientes. Além disso, ao permitir tatuagens de grande extensão, que não seriam toleradas sem suporte anestésico, …

Atendimento precário na zona rural: população refém da sorte

As vilas da zona rural de Ponta Grossa possuem um ar bucólico. Boa parte delas tem ao centro uma igreja, um posto de saúde, um pequeno cemitério e uma escola. Estima-se que a área rural do município conta com mais de 27 mil habitantes e, quando a saúde aperta, a tranquilidade se desfaz. Apesar de …

Saúde na rua: como Ponta Grossa atende pessoas em situação de vulnerabilidade

Mais de 200 pessoas estão em situação de rua em Ponta Grossa. Para elas, o acesso ao sistema de saúde é marcado pelo auxílio da assistência social, que atua como ponte entre os atendimentos emergenciais e a rede de serviços públicos, articulando desde o primeiro acolhimento até encaminhamentos para unidades básicas, hospitais e instituições de …

Desafios na inserção social de pessoas com esquizofrenia

A esquizofrenia ainda impõe barreiras para que pessoas diagnosticadas possam exercer autonomia e ocupar espaços sociais. Mesmo com avanços na luta antimanicomial e na criação de serviços substitutivos aos antigos manicômios, a inclusão segue distante da realidade de muitos pacientes e de suas famílias. O acesso ao tratamento, o preconceito e a falta de estrutura …

Rede do CAPS de Ponta Grossa opera com falta de profissionais

O serviço dos Centros de Atendimentos Psicossociais (CAPS) está presente em Ponta Grossa desde 2004. A cidade possui três unidades de atendimento: especializadas em álcool e drogas, transtornos mentais e cuidados com crianças e adolescentes, nos bairros Nova Rússia, Santa Paula e Uvaranas. Em uma das unidades, o CAPS Álcool e Drogas (Ad) em Uvaranas, …

Falta de especialistas prolonga tempo de espera no SUS

A espera de meses, às vezes até anos, por uma consulta ou cirurgia é um dos sintomas  de uma crise silenciosa na área da saúde: a escassez de médicos especialistas. O Ministério da Saúde prevê que o total de médicos no Brasil chegue a 635.706 até o final de 2025, o que representa 2,98 profissionais …

A vida continua em outro corpo

Quase cinco mil paranaenses aguardam na lista de espera por um transplante de órgão O som do monitor cardíaco marca o tempo, a espera. Em um quarto silencioso de um hospital em Curitiba, uma mãe contava os minutos ao lado da filha. Era outubro de 2020, no auge da pandemia de Covid-19, quando Giovana de …

Skip to content