Entre UPA e UBS: quando procurar cada unidade?
Os serviços de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) são organizados conforme o nível de gravidade de cada caso, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde que definem o papel das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dentro da rede pública. Postos de saúde, ambulatórios, prontos-socorros e hospitais também integram essa rede, que busca garantir atendimento contínuo e completo à população.
De acordo com Jefferson Palhão, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Ponta Grossa, é comum que a população busque o local mais próximo da residência, sem considerar o tipo de atendimento indicado para aquele espaço. “O brasileiro é acostumado a ser atendido na base da briga. A dor dele sempre é maior que a dor de quem está ao lado”, analisa.
Palhão complementa que, apesar das campanhas de conscientização sobre o uso adequado dos serviços, é quase impossível impedir que uma pessoa, muitas vezes sentindo dor, procure a unidade mais acessível. “Não adianta eu dizer para você: ‘não vá à UPA por causa de uma dor de cabeça’, se é algo que está doendo e incomodando”, reflete o presidente.
Rosina Camargo, 80 anos, realiza exames e consultas com frequência na rede pública de saúde. Por ser hipertensa, costuma procurar atendimento mais vezes do que um paciente comum.
Acompanhada da filha, Danieli Camargo, ela procurou a UPA Santana durante uma crise de hipertensão. Apesar de manter uma rotina de cuidados, Rosina ainda se confunde sobre quando deve buscar cada tipo de serviço. ““Dessa mesma vez, ela queria marcar uma consulta, porque não entendia que essa crise era urgente”, relata. O caso de Rosina ilustra uma dificuldade comum entre os usuários do SUS: compreender qual serviço deve ser procurado em cada situação.
Qual unidade procurar?
Os serviços de saúde funcionam de acordo com o nível de gravidade de cada caso. Casos leves, como resfriados e ferimentos superficiais, devem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que também realizam o acompanhamento de doenças crônicas e encaminhamentos a especialistas. Já situações que exigem cuidado imediato, como infartos, acidentes de trânsito, crises asmáticas ou intoxicações, devem ser direcionados às Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.
Rede de atendimento em Ponta Grossa
Em Ponta Grossa, três UPAs integram o atendimento à população. A unidade de Uvaranas recebe pacientes de todas as idades; a do bairro Santa Paula tem estrutura voltada ao atendimento pediátrico; e a UPA Santana é destinada a adultos, incluindo emergência odontológica.
As Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada do sistema público e devem concentrar a maior parte dos atendimentos de rotina. Já as Unidades de Pronto Atendimento funcionam 24 horas por dia e fazem parte da rede de urgência e emergência, garantindo suporte intermediário entre as UBSs e os hospitais.
Para atendimento infantil, Ponta Grossa conta ainda com o Centro de Atenção à Criança, que presta atendimento 24 horas, inclusive finais de semana e feriados. Junto a ele também há uma farmácia especializada. O município deixou de ter um Pronto Socorro e o serviço foi absorvido pelas UPAs, sobrecarregando o sistema.
Reportagem: Gabriel Aparecido
Foto: Karen Stinsky
Edição e Publicação: Karen Stinsky e Joyce Clara
Supervisão de produção: Manoel Moabis e Aline Rios
