Notícias

Descaminho: o crime que sustenta o comércio em Ponta Grossa

  Acessórios de informática, equipamentos de pesca, brinquedos e perfumes lideram ranking de apreensões Em Ponta Grossa, grande parte do comércio de rua é abastecido por produtos provenientes do Paraguai e do centro comercial de São Paulo. Essa situação se deve, principalmente, à localização geográfica do estado, fator que facilita as rotas de descaminho e …

Comunidade LGBTQIA+ nas telas

Heartstopper e a representatividade para as novas gerações   Por muito tempo, a representação LGBTQIA+ trazidas na televisão e nos filmes foram carregadas de sofrimento, estereótipos, de finais tristes e de questões que me fizeram questionar “Será que um dia eu vou poder ser feliz amando outra mulher?”. Por anos, desde a minha descoberta na …

Da sala de aula à produção impressa

Revista Nuntiare, do curso de jornalismo da UEPG, completa 25 anos Centenas de ilustrações, pautas que celebram conquistas ou debatem temas polêmicos, projetos gráficos variados, muita edição de texto e diagramação resultaram em 25 anos da Nuntiare, revista laboratorial do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O produto teve sua primeira …

Síndrome da feiúra imaginária: o transtorno com maior índice de suicídios

Redes sociais contribuem para o desenvolvimento do transtorno em adolescentes e jovens    Olhar-se no espelho de maneira incontrolável, praticar exercício físico por horas, não sair de casa por vergonha da aparência, enxergar defeitos no corpo e viver obsessivamente para mudá-los. Esses comportamentos são alguns sintomas apresentados por quem possui Síndrome da Feiúra Imaginária, conhecida …

O dilema dos atletas ponta-grossenses: representar o município ou viabilizar a carreira?

Reportagem busca entender o cenário do investimento público nos atletas de alto rendimento de Ponta Grossa Há menos de um ano da abertura das Olimpíadas de Paris, me pego pensando sobre o cenário dos esportes olímpicos em Ponta Grossa. Será que os atletas ponta-grossenses de alto rendimento têm algum incentivo público local? Como os atletas …

Por trás da série “Cidade Invisível”

Conheça Andriolli Costa, um dos consultores da 2ª temporada da trama original da Netflix Andriolli Costa, 33 anos, é jornalista, professor adjunto do Departamento de Jornalismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, e produtor do podcast Poranduba, que trata sobre folclore brasileiro. Foi um dos nomes escolhidos para prestar consultorias à …

Pílula do medo

Gênero pode assustar e ao mesmo tempo encantar espectadores em busca de adrenalina O filme Le manoir du diable (1896), de Georges Méliès, é usualmente apontado como o primeiro filme de terror da história do cinema. Desde então, o gênero passou por fases, estereótipos e tendências, quase nunca perdendo a popularidade. Nos anos 1920, quem …

Da mobilização ao desinteresse: a situação atual do DCE UEPG

O passado de embates políticos e ações sociais hoje se esconde no abandono da sede O Diretório Central dos Estudantes da UEPG é sinônimo de representação política, integração acadêmica e auxílio social. Inativo desde 2012 por falta de novas chapas, o DCE retomou as atividades em 2017 com a função de “desatar nós” e solucionar …

Programa “Mulheres Paranaenses” propõe novos caminhos para público feminino no PR

A iniciativa contempla projetos direcionados às mulheres que visam auxiliar na formação de lideranças femininas Numericamente, as mulheres são maioria no país: 51,1% da população brasileira é composta por indivíduos do sexo feminino de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua de 2022. Apesar do número superior, mulheres encontram obstáculos …

Plataformas de conteúdo erótico surgem como alternativa de trabalho

Os sites de venda de publicações adultas na internet possibilitam novas formas de renda e saída das ruas  Com as novas formas de monetização de conteúdos online, a indústria do entretenimento adulto também passa por uma transformação significativa. As tradicionais produtoras de filmes eróticos estão sendo desafiadas pelas plataformas de venda de conteúdo na internet, …

Skip to content