O Projeto de Extensão OPMat, do DEMAT, lança o Volume 4 da Revista da OPMat

Fechando o ano de 2022, o projeto de extensão: “Olimpíadas de Matemática: promovendo a inclusão social e ajudando a mudar o cenário da educação” do Departamento de Matemática e Estatística (DEMAT) da UEPG lança o Volume 4 da Revista da OPMat – Olimpíada Pontagrossense de Matemática

A Revista da OPMat vai além de ser um instrumento de divulgação da Olimpíada Pontagrossense de Matemática. É o que afirma o professor Marcos Teixeira Alves (DEMAT-UEPG), coordenador e membro do Comitê Editorial. O professor continua, afirmando que este material se caracteriza como uma ferramenta metodológica importante para alunos e professores da Educação Básica, propiciando o hábito da leitura e da escrita e contribuindo para a produção de novos conhecimentos relacionados à Matemática.

O quarto volume apresenta os problemas da 1ª OPM (esta sgla foi utilizada para designar a Olimpíada Pontagrossense de Matemática apenas na primeira edição), 2ª OPMat e da 3ª OPMat, realizadas respectivamente em 2013, 2014 e 2015. A Revista apresenta os problemas da 1ª e 2ª fase dessas edições da OPMat, suas resoluções, incluindo algumas dessas elaboradas por alunos medalhistas das 1ª,2ª e 3ª edições, fazendo menção das escolas participantes, dos alunos e dos professores premiados.

A revista contém uma seção de “Curiosidades” relacionadas com a Matemática e uma seção de “Problemas Propostos”, onde convidamos e encorajamos os leitores a nos enviarem suas resoluções. A seção “Solução dos Problemas Propostos” apresenta as resoluções dos Problemas Propostos do segundo volume da Revista, enviados pela comunidade.

O Comitê Editorial, formado por professores e acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática da UEPG, espera que este seja um excelente material de estudos e aprofundamento matemático. Para mais detalhes dessa publicação, confira a página:

www2.uepg.br/opmat/revista-da-opmat/

Com votos de um Feliz Natal e um Abençoado Ano de 2023

Comitê Editorial da Revista da OPMat

Professores, professoras, licenciados e licenciadas do Projeto de Extensão OPMat