Você sabe o que são alimentos transgênicos?

Você sabe o que são alimentos transgênicos?

TRANSGÊNICOS DE ACORDO COM A EMBRAPA:

Transgênico ou “Organismo
Geneticamente Modificado” (OGM): é um organismo que recebeu um gene de outro organismo doador. Essa alteração no seu DNA permite que apresente uma característica que não tinha antes.

Transgenia: é uma tecnologia que torna possível isolar genes (como o de microrganismos), e transferi-los para plantas, com o objetivo de torná-las resistentes a doenças ou mais nutritivas.

Biotecnologia: permite produzir mais comida, com qualidade, a um custo menor e sem necessidade de aumentar a área de cultivo e pode trazer outros benefícios como plantas mais nutritivas ou com composição mais saudável.
Plantas transgênicas: As plantas transgênicas disponíveis no mercado diminuem a
necessidade de aplicação de defensivos agrícolas para combater as pragas.

TRANSGÊNICOS E A LEGISLAÇÃO:

Antes de chegar ao consumidor, todo transgênico é exaustivamente analisado por meio de rígidos testes laboratoriais e de campo.
Somente depois de analisado e aprovado
pela Comissao Tecnica Nacional de
Biossegurança (CTNBio) é que o produto vai para o mercado. A produção de transgênicos é uma atividade legal e legítima, regida por legislação específica e pautada por rígidos critérios de biossegurança.
A Lei Brasileira 11.105/05, que regula as atividades com transgênicos e de Biotecnologia em geral, está entre as leis mais rigorosas do mundo. Essa legislação determina que, desde a sua descoberta até chegar a ser um produto comercial, um transgênico é obrigado a passar por muitos estudos, que levam aproximadamente 10 anos de pesquisa. Esses estudos buscam garantir a segurança alimentar e ambiental do produto final.
O Decreto no 4.680/2003, regulamentado pela Portaria no 2.658/2003 torna obrigatória a inserção de imagem indicativa nos rótulos de todos os alimentos transgênicos. Além disso, na lista de ingredientes, deve constar a espécie doadora do gene.

Skip to content