Descobrindo com PET
DIFERENÇA ENTRE BATATA BAROA, YACON, INGLESA E DOCE.
Um pouco sobre cada batata:
A batata inglesa, apesar de ser a mais consumida pelos brasileiros, é também aquela com maior índice glicêmico. A batata baroa e a batata doce, por outro lado, possuem um índice glicêmico moderado. Já a batata yacon é a mais indicada para diabéticos porque libera menor quantidade de açúcar no sangue, ajudando no controle da glicemia e na melhora da sensibilidade à insulina.
Batata Baroa: A batata baroa é do jeitinho que a gente gosta: reúne sabor e nutrientes na mesma medida. Ela é fonte de minerais como magnésio, ferro, zinco, fósforo e cálcio, além de fornecer vitamina C e vitaminas do complexo B.
Batata Yacon: A batata yacon é um tubérculo considerado atualmente como um alimento funcional, por ser rico em fibras solúveis com efeito prebiótico e ter uma ação antioxidante.
Batata Inglesa: A batata inglesa é um alimento rico em um tipo especial de amido, conhecido como amido resistente. Esse amido age como um prebiótico, pois mantém a flora intestinal saudável. E além de melhorar a saúde intestinal, o amido resistente pode ajudar a controlar o nível de açúcar no sangue.
Batata Doce: A batata doce é um tubérculo, ou raiz, que tem ótima quantidade de energia, pois tem alto teor de carboidratos e ainda é rica em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina C e minerais, como o potássio e o magnésio.
SERÁ QUE É CORRETO LAVAR O ARROZ?
Não, não é correto…
Por mais que lavar o arroz ou colocá-lo de molho seja uma prática comum de algumas pessoas, não é correto realizar esse procedimento. O arroz branco é composto por minerais como ferro, potássio, magnésio e fósforo, além de vitaminas do complexo B. Durante o processo de polimento a casca do grão é retirada, deixando-o desprotegido. Por esse motivo, ao lavar o arroz, todos os nutrientes são perdidos.
Sobre o pó branco que o arroz solta: O pó branco é resultado do processo de polimento do arroz branco, ou seja, não é sujeira ou algum produto químico, é apenas uma característica do alimento. Além disso, durante este processo o grão é higienizado, o que o torna seguro para o consumo.
Quanto ao arroz parboilizado e integral: Durante o processo de parboilização o arroz é mergulhado em água aquecida, o que faz com que o grão seja “selado” e o alimento mantenha os nutrientes. O arroz integral também mantém sua casca protetora, correndo menos risco de perder os nutrientes ao ser lavado. Mas ainda assim, não recomenda-se lavar pois ainda pode ocorrer uma perda nutricional.
O QUE É KOMBUCHA?
A Kombucha é uma bebida fermentada feita a partir de chás, normalmente o chá preto ou o chá verde, contendo uma cultura de leveduras e bactérias, chamada de scoby.
A Kombucha é caracterizada por um gosto ligeiramente doce, com efervescência e alcoólica.
O que é Scoby: Scoby traduzido para o português significa: “Cultura simbiótica de bactérias e leveduras, a fermentação por esse processo acontece entre uma a duas semanas”.
Por que a Kombucha é alcoólica?
Durante a fermentação, esses microrganismos transformam o açúcar em álcool, e por esse motivo, a kombucha tem um leve teor alcoólico.
Benefícios à saúde: Reguladora da flora intestinal, o que ajuda a evitar prisões de ventre. Pode minimizar infecções bacterianas e fúngicas; controla a pressão, alivia a dor de cabeça e a insônia.
POR QUE PRECISAMOS DEIXAR O FEIJÃO DE MOLHO?
Onde tudo começou…
Inicialmente, as pessoas notavam que o tempo do cozimento do feijão era menor quando o deixavam de molho. A certa altura, pôde-se perceber que também ocorria uma grande diminuição de gases intestinais e estomacais decorrentes desse processo. O nome do processo em questão é remolho.
Como o remolho deve ser feito:
Deve ser feito de modo que o feijão fique submerso em água por 8 a 12 horas. É necessário que se tenha duas vezes mais água do que feijão, pois é normal que os grãos inchem no processo de hidratação.
Qual a importância do remolho:
O remolho é importante para que todos os fatores antinutricionais (carboidratos que o corpo humano não digere tão facilmente) do feijão sejam eliminados.
O que os fatores antinutricionais fazem: Prejudicam a absorção e a digestão de nutrientes; podem ser causadores de desconfortos intestinais e são inibidores de proteínas.
PARA QUE SERVEM OS EMULSIFICANTES?
O que são emulsificantes?
Segundo a legislação, emulsionante/emulsificante é a substância que torna possível a formação ou manutenção de uma mistura uniforme de duas ou mais fases imiscíveis no alimento.
São utilizados para dar volume aos produtos alimentícios, permitindo emulsão entre dois ingredientes que não se misturam. Com isso, o alimento ganha maior cremosidade, uniformidade e rendimento, produzindo uma sensação mais agradável tanto ao paladar quanto ao toque.
Como funcionam: Suas moléculas são capazes de atrair a água e gordura sem que as substâncias se separem. A mesma molécula possui uma porção polar, solúvel em água, também chamada de hidrofílica e uma porção apolar, insolúvel em água, também chamada de hidrofóbica ou lipofílica. Por essa razão, conseguem interagir com líquido e gordura. O mercado de emulsificantes é dominado pela lecitina de soja.
Presença nos alimentos: O leite e a gema de ovo são considerados emulsões naturais.
Produtos lácteos: Creme de leite; Manteiga; Queijos e Iogurtes
Outros produtos: Maioneses e molhos prontos; Salames e outros embutidos; Barras de chocolate; Marshmallows; Sorvetes, entre muitos outros.
O QUE SÃO OS FURINHOS NOS QUEIJOS?
Existem muitas variedades de queijos no mercado: macios, duros, semiduros frescos, maturados, processados, artesanais, entre outros. Geralmente os queijos duros e semiduros apresentam olhaduras na massa, ou os “furinhos” como são popularmente conhecidos. Os famosos queijos suíços como o Gruyere e o Emmental apresentam essas características.
As olhaduras são formadas pela liberação de CO2 resultante da fermentação da massa. São brilhantes, lisas e redondas. Queijos com essas características não causam danos a saúde.
O problema é quando os queijos apresentam olhaduras que não são propositais, ou seja, não houve inoculação de um microrganismo específico para a sua formação, e sim por conta de contaminações de bactérias indesejáveis como coliformes, que causam danos a saúde.
Quando as olhaduras indesejadas aparecem: Aparecem quando o leite é obtido em condições impróprias de higiene ou que não foi pasteurizado corretamente. Tal problema é chamado de estufamento precoce e pode causar doenças de origem alimentar.