DESROTULANDO COM O PET
VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICAM AS INFORMAÇÕES DOS RÓTULOS ALIMENTÍCIOS?
LISTA DE INGREDIENTES: Normalmente encontrada logo abaixo da tabela nutricional
INGREDIENTES: Informa TODOS os ingredientes presentes no alimento.
Os ingredientes são informados de maneira decrescente, ou seja, o primeiro item da listado é sempre o que está em maior quantidade no produto e assim sucessivamente.
ALÉRGICOS: Fica logo abaixo da lista de ingredientes e aponta a presença de substâncias que causam alergia na população brasileira
PODE CONTER: Indicam o possível risco contaminação cruzada, que ocorre quando um alimento é preparado em locais ou equipamentos que processam ingredientes alergênicos.
TABELA NUTRICIONAL: É uma fonte de informações sobre a composição de um alimento
PORÇÃO: É a quantidade média do alimento que deveria ser consumida por pessoas sadias, em cada ocasião de consumo.
PORÇÃO POR EMBALAGEM: Quantidade total de porções que determinado produto contém.
MEDIDA CASEIRA: Indica a medida normalmente utilizada pelo consumidor para medir alimentos.
VALOR ENERGÉTICO: Energia fornecida por aquela porção.
CARBOIDRATOS, PROTEÍNAS, AÇUCARES TOTAIS E ADICIONADOS, GORDURASTOTAIS, SATURADAS E TRANS, FIBRA ALIMENTAR: São informados em gramas por serem “grandes” categorias de nutrientes (macronutrientes).
SÓDIO, CÁLCIO: São informados em miligramas por serem “pequenas” categorias de nutrientes (micronutrientes).
AÇÚCARES TOTAIS: São todos os monossacarídeos e dissacarídeos presentes no alimento, presentes naturalmente em alguns alimentos ou adicionados.
AÇÚCAR ADICIONADO: É geralmente uma mistura de açúcares simples, como glicose, frutose ou sacarose que é acrescentado aos alimentos na hora do preparo.
(%VD) PERCENTUAL DE VALOR DIÁRIO: Indica o quanto o consumo de uma porção representa na quantidade diária recomendada para cada nutriente *Com base em uma dieta de 2000 kcal por dia
Por exemplo: se a % VD declarada no rótulo para ferro é 16%, isso quer dizer que a porção daquele determinado produto contém cerca de 16% da quantidade que se recomenda ingerir de ferro durante o dia.
“ALTO EM” :O selo frontal informa ao consumidor se o produto contém alto teor de açúcar adicionado, gordura saturada e/ou sódio.
Para definir o que é considerado alto teor, a Anvisa estabeleceu quantidades máximas dos nutrientes.
Os alimentos que ultrapassarem os “pontos de corte” devem obrigatoriamente exibir o selo com uma lupa acompanhado da expressão “alto em” e da identificação do nutriente excedido.