Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGEco-UEPG). O programa foi aprovado pela CAPES em 2016 e iniciou em fevereiro no ano de 2017, com conceito 3. O programa está alinhado à fronteira da Ciência Econômica, oferecendo um treinamento rigoroso, tanto em relação à teoria econômica quanto no campo dos métodos quantitativos. O objetivo principal do programa é formar docentes e pesquisadores, que possam atuar tanto em centros de pesquisa quanto na esfera privada.
O Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa possui duas áreas de concentração; uma em Economia Aplicada e outra em Teoria Econômica.
Economia Aplicada: O perfil desejado ao aluno de pós graduação no final do curso é a sua qualificação em duas frentes: uma que permita a consolidação da base teórica e a outra que permita ao aluno uma aplicação do conhecimento adquirido. Para tanto as disciplinas ofertadas nas linhas de pesquisas permitem a formação tradicional em economia, preparando o aluno para inserção na vida acadêmica bem como uma especificação do conhecimento em nível mais avançado quando da aplicação tanto na iniciativa privada quanto pública.
Teoria Econômica: esta linha procura contribuir para a formação e avaliação de modelos teóricos formais que permitam explicar e prever a emergência de fenômenos micro e macroeconômicos, considerando tanto a abordagem ortodoxa quanto heterodoxa. Os modelos teóricos, com solução analítica, serão formulados e explorados por meio de princípios e técnicas analíticas provenientes do cálculo diferencial e integral, das equações a diferenças finitas, da programação dinâmica e da teoria dos jogos evolucionários. Já os modelos teóricos complexos serão formulados e explorados através de princípios e técnicas da teoria da complexidade, como modelos baseados em agentes, ou de métodos computacionais, como o método de Monte Carlo.
Linha de Pesquisa: ECONOMIA APLICADA
Desenvolver estudos aplicados nos diversos campos da Economia utilizando-se de diferentes métodos e modelos quantitativos, estatísticos, econométricos e matemáticos, modelos multissetoriais e/ou multirregionais, tais como modelos de insumo-produto, modelos computáveis de equilíbrio geral, dentre outros. As pesquisas desenvolvidas nesta linha voltam-se à análise de diferentes aspectos e fenômenos socioeconômicos no âmbito da economia regional, nacional e internacional. Além disso, abarcam análises setoriais e/ou multissetoriais, de impactos de políticas públicas ou de estratégias privadas sobre os agentes econômicos e variáveis nos diversos subespaços econômicos.
Linha de Pesquisa: TEORIA ECONÔMICA
A linha de pesquisa em Teoria Econômica buscará contribuir para a formulação e avaliação de modelos teóricos formais e apreciativos que permitam explicar e prever a emergência de fenômenos microeconômicos e macroeconômicos, calcando-se tanto em abordagens teóricas econômicas diversar. Tais modelos são úteis para maior compreensão da realidade econômica mundial, nacional e local, além de permitirem um melhor entendimento acerca das escolhas dos agentes econômicos individuais. Os modelos teóricos formais com solução analítica serão formulados e explorados por meio de princípios e técnicas analíticas provenientes das diversas matrizes teóricas vigentes.
Comércio Internacional
Desenvolvimento Econômico
Economia Agrícola
Economia da Complexidade
Economia do Trabalho
Economia Regional
Modelos DSGE
O Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa possui um convênio com o Programa em Desenvolvimento Econômico da Universidade Federal do Paraná.
O objeto do acordo é estabelecer uma cooperação mútua entre a UEPG e a UFPR, no âmbito dos seus respectivos programas de pós-graduação em Economia e em Desenvolvimento Econômico. As Partícipes manifestam a intenção de promover intercâmbios que trarão benefícios mútuos para as suas instituições, tais quais:
a) Visitas e intercâmbio de professores e estudantes, objetivando a realização de atividades de pesquisa, ensino e extensão;
b) Coordenação e participação em atividades tais como projetos de pesquisa, seminários, conferências, em programas comuns de curto e longo prazos;
c) Cursos de diferentes níveis e espécies para o corpo docente e discente;
d) Intercâmbio mútuo de informações decorrentes de resultados de pesquisa, material acadêmico e publicações.
O PPGEco-UEPG também possui convênio com a Universidade Pablo de Olavide, de Sevilha-Espanha. Esse convênio prevê a participação do professor Alejandro Garcia Cintado como professor permanente no programa.
O PPG-Eco oferece anualmente 12 vagas.
O PPG-Eco também permite o ingresso no programa por meio de disciplinas isoladas. Nessa modalidade o candidato é tratado como aluno especial e é permitida a inscrição em uma disciplina do curso por semestre. O número de vagas e as disciplinas ofertadas são divulgadas semestralmente em editais próprios.
O PPGEco-UEPG conta atualmente com 05(cinco)bolsas de mestrado, as quais são distribuídas para os primeiros colocados no processo seletivo.
O PPGEco-UEPG está localizado no bloco D, no Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A estrutura física do programa de mestrado compreende três salas de aula equipadas com datashow e wi-fi, um laboratório de informática com 16 computadores, e uma sala de permanência dos alunos. O Campus também conta com Restaurante Universitário (que serve almoço e janta), uma biblioteca, um auditório para 350 pessoas, e uma sala interativa, que permite defesas de dissertação por webconferência.