I Encontro Nacional do MNPEF & VII Escola Brasileira de Ensino de Física

Na semana de 22 a 26 de novembro de 2021 acontecem o I EN-MNPEF e a VII EBEF visando discutir dois dos maiores desafios do ensino da Física atualmente: A compreensão da Nova BNCC e suas implicações na docência, particularmente no ensino da Física na educação básica; A pesquisa aplicada no Ensino de Física.
Os dois eventos acontecerão conjuntamente de forma remota, sem sobreposição de atividades, de modo que os participantes poderão assistir a todos os minicursos e conferências.
I Encontro Nacional do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física
O I Encontro do MNPEF tem como objetivo divulgar, compartilhar e debater novas metodologias e possíveis linhas de atuação no ensino da Física com ênfase nos desdobramentos recentes da ciência, bem como conhecimentos contemporâneos de Física que podem contribuir para o aprimoramento da qualidade da Física e seu ensino.
VII Escola Brasileira de Ensino de Física
A Escola Brasileira de Ensino de Física, em sua sétima edição, é um evento destinado preferencialmente a professores docentes de cursos de mestrados profissionais em ensino de Física, prioritariamente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). O principal objetivo é contribuir para uma mudança de paradigmas na Física e seu ensino, em especial nas disciplinas do MNPEF: sair do paradigma da narrativa, centrado no professor e baseado em aulas expositivas e listas de problemas, e passar para o paradigma da aprendizagem ativa centrado no aluno e baseado em atividades colaborativas, na diversidade de estratégias de ensino e de recursos instrucionais.

Outras informações e programação será disponibilizada no site do evento: https://sites.google.com/view/mnpef-ebef-2021