XXV Semana da Física: A Física e a Equidade

A XXV Semana da Física, que tem por tema no ano de 2023: A Física e a Equidade, é um evento anual organizado pelo DEFIS – UEPG, que busca integrar a comunidade acadêmica da UEPG com professores e alunos da educação básica por meio de atividades acadêmicas, cientificas e culturais. Intenta-se estabelecer um locus de disseminação e divulgação de temas relacionados à Física e ao seu Ensino. A XXII Semana da Física tem como objetivos:

• Promover a interação entre professores, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação vinculados ao DEFIS-UEPG com professores-pesquisadores de instituições de IES diversas do Brasil;
  • Ofertar minicursos com temáticas relevantes e de interesse acadêmico e científico;
  • Divulgar a produção acadêmica e científica do DEFIS e de outras IES do PR por alunos de graduação (IC) quanto de pós-graduação (mestrado e doutorado).

A Física e a Equidade podem ter relações possíveis a partir de três perspectivas principais:

• A Física como ferramenta para a Equidade: A Física pode ser usada como uma ferramenta para promover a equidade de diversas maneiras. Por exemplo, a Física pode ser usada para desenvolver tecnologias que ajudem a melhorar a vida das pessoas, independentemente de sua raça, gênero, etnia ou classe social. Também pode ser usada para educar as pessoas sobre os princípios da equidade e da justiça.
  • A Física como objeto de estudo da Equidade: A Física também pode ser usada como um objeto de estudo para entender as desigualdades sociais. Por exemplo, a Física pode ser usada para analisar as diferenças de oportunidades entre homens e mulheres na ciência e na tecnologia. Também pode ser usada para estudar as desigualdades no acesso à educação e aos cuidados de saúde.
  • A Física como promotora de Equidade: A física pode ser usada como uma promotora de equidade de diversas maneiras. Por exemplo, a Física pode ser usada para criar espaços de inclusão e diversidade. Também pode ser usada para promover o diálogo e a compreensão entre diferentes culturas e grupos sociais.

Nesta perspectiva as Atividades a serem desenvolvidas durante a XXV Semana da Física: A Física e a Equidade estão indicadas a seguir:

• Abertura: 16/11/2023 – 18h45
  • Palestras: 16/11/2023 às 19h30 e às 20h30 e 17/11/2023 às 19h00
  • Mesa Redonda: 17/11/2023 às 20h15
  • Apresentação de Pôsteres: 17/11/23 – Das 15h00 às 16h30
  • Apresentação de Projetos – MNPEF: 18/11/2023 das 08:30h às 11h30

LIVRO DE RESUMOS: LivroResumos_XXV-SemanaFisicaUEPG-2023

Comissão Organizadora da XXV Semana de Física

Prof. Dr. Silvio Luiz Rutz da Silva – Coordenador

Prof. Dr. Alexandre Camilo Jr.

Prof. Dr. André Vitor Chaves de Andrade

Prof. Dr. André Maurício Brinatti