Curso de extensão

Em busca da verdade perdida: lendo Graça infinita, de David Foster Wallace
Coordenador: Prof. Dr. Diego Gomes do Valle (Pós-doutorando do PPGEL-UEPG/DEEL)
Com início em 24/09/2022, este curso propõe que se crie um grupo de estudos do qual possam participar, predominantemente, alunos/alunas do curso de Letras e também quem tenha interesse no assunto em questão. Esta extensão visa a analisar, com profundidade, o romance Graça infinita, do escritor estadunidense David Foster Wallace, o qual apresenta, de maneira evidente, reflexões a respeito da condição humana, do cinema, da cultura contemporânea, etc. Como limite metodológico, analisaremos metade do romance até o fim deste ano, para então retomar em 2023 o mesmo formato, agora em nova edição. Tal projeto nasce da percepção de que o escritor atrai um público amplo e diverso de leitores, desde o acadêmico pesquisador ao diletante desvinculado de qualquer interesse teórico específico. Contudo, percebe-se que há necessidade de um grupo maior que apóie a leitura individual. Por outro lado, Foster Wallace é ainda pouco conhecido aqui no Brasil, fato que nos incentiva a sua divulgação. Como resultado esperado, vislumbramos uma maior consciência dos sujeitos envolvidos no que concerne à filosofia, à literatura e ao autor escolhido. Dada a riqueza do romance escolhido, também esperamos que tais discussões extrapolem o âmbito da escrita de Foster Wallace, chegando a outros autores e obras de maneira comparativa.
Vagas limitadas.