
O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) publicou o Edital nº 08/2026 para a seleção de candidatos ao Estágio Pós-Doutoral sem bolsa. As inscrições estarão abertas de 1º a 17 de junho de 2026, por meio do sistema SEI/UEPG.
Ao todo, serão ofertadas até seis vagas, vinculadas às linhas de pesquisa “Estudos Linguísticos” e “Estudos Literários”. O estágio terá duração inicial de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses mediante aprovação do Colegiado do Programa. O edital destaca que as vagas são sem concessão de bolsa e que não há obrigatoriedade de preenchimento total das vagas ofertadas.
O processo seletivo é destinado a doutores em Letras ou áreas afins, com atuação prevista em atividades de pesquisa, ensino e colaboração acadêmica junto ao PPGEL. Os selecionados deverão cumprir carga horária mínima de 20 horas semanais em regime de tempo parcial.
Entre as atribuições previstas estão a participação em atividades de graduação e pós-graduação, colaboração em orientações acadêmicas, participação em eventos científicos e publicação de produção intelectual qualificada durante o período do estágio.
As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via Protocolo Digital SEI, utilizando o assunto “PPGEL – Inscrição Pós-Doc”. Os candidatos deverão anexar documentação comprobatória, termo de compromisso e plano de trabalho com proposta de pesquisa e atuação docente vinculada às linhas do Programa.
O cronograma prevê a divulgação do resultado final em 29 de junho de 2026 e início das atividades em 6 de julho de 2026.
Na linha de Estudos Linguísticos, há disponibilidade de supervisão com os docentes Márcia Cristina do Carmo (Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2884402957502701), Marcos Barbosa Carreira (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4511065124819029) e Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0801180629816075).
Já na linha de Estudos Literários, participam os docentes Eunice de Morais (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0351544602905413 ), Evanir Pavloski (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8875201385333765) e Rosana Apolonia Harmuch (Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2949382347180985).
