CARTA ABERTA ÀS PRÓ-REITORIAS E À COMUNIDADE EM GERAL DA UEPG

CARTA ABERTA ÀS PRÓ-REITORIAS E À COMUNIDADE EM GERAL DA UEPG

 

CARTA ABERTA ÀS PRÓ-REITORIAS E À COMUNIDADE EM GERAL DA UEPG

 

______Foi com imenso esforço coletivo e intensos debates que a Universidade Estadual de Ponta Grossa democraticamente instituiu um plano de retomada das atividades de ensino, durante este período trágico para todos nós. O Ciclo Virtual de Atividades Complementares – CIVAC/Letras, desde abril deste ano, iniciou suas atividades de caráter não obrigatório com muita responsabilidade, compromisso e solidariedade em relação a alunos, professores e toda a comunidade de Ponta Grossa e região, no sentido de oportunizar reflexões sobre assuntos diversos da área dos Estudos da Linguagem e em suas interrelações com a realidade cotidiana e política brasileira. Preocupava-nos a evasão universitária, a manutenção do equilíbrio e da força espiritual de nossa comunidade, nesse momento de pandemia.

______No entanto, na última semana, fomos surpreendidos por ataques virtuais em nossos eventos, realizados por meio da plataforma Google Meet Hangout. Os perfis invasores inscritos como “Agnaldo Caetano”, “Maria Clara Bezerra”, “Ricardo Negao”, Noah Cardoso”, “Felipe Rangel” e “Márcia Oliveira” interromperam as discussões, insultaram os/as professores/as e participantes com xingamentos, gritos, ataques homofóbicos e imagens pornográficas. Como as atividades, de caráter extensionista, são abertas a toda a comunidade (neste caso, virtual), esses perfis foram aceitos nas salas do Google Meet e, infelizmente, em um curto tempo de permanência já mostraram que não estavam ali para aprender, dialogar ou partilhar conhecimento, mas para atacar professores(as), alunos(as) e, com isso, a própria Universidade.

______Exigimos que os agressores sejam criminalmente investigados e punidos pelas autoridades responsáveis. Como as atividades do CIVAC são gravadas, estamos encaminhando as imagens às instâncias superiores solicitando que sejam tomadas as devidas providências para identificar os responsáveis por tais atos (as imagens dos perfis dos citados e os vídeos que provam os ataques seguem em anexo).

______A coordenação e organização do CIVAC, com a mesma responsabilidade e seriedade com que propôs e continua a desenvolver os trabalhos acadêmicos em modo remoto, aprovados em reunião do Conselho Universitário – COU/UEPG – em 16 de abril de 2020, reivindica à PROGRAD, à PROAD e à PROJUR, além do apoio técnico do Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI, providências urgentes em relação a esses fatos, os quais consideramos ser muito mais do que um vandalismo virtual dirigido a um projeto instituído e aprovado pelo Conselho Universitário, mas um ataque a toda a Universidade Estadual de Ponta Grossa e seus Setores de Conhecimento.

______Da mesma forma, informamos que a justiça comum será acionada pelos organizadores do evento, a fim de que os objetivos que norteiam essa ação acadêmica sejam preservados e zelados em nome de uma (vasta) comunidade formada por professores(as), alunos(as) e visitantes de todo o Brasil que contribuem respeitosamente para que o CIVAC mantenha a importância formativa, acadêmica e cultural conquistada no ambiente acadêmico e virtual.

Ponta Grossa, 29 de junho de 2020.

 

COORDENAÇÃO DO CIVAC – LETRAS

Prof.ª Rosana Harmuch

Prof.ª Paola Scheifer

Prof.ª Eunice de Morais

Prof. Jhony Skeika

 

Skip to content