Procedimentos

Procedimentos para a qualificação de Mestrado/Doutorado

  1. Protocolar processo via SEI, endereçado ao colegiado do PPG-CIE, solicitação de formação de banca de qualificação.

  2. Anexar ao processo histórico escolar para comprovação dos requisitos para a qualificação: a integralização de créditos em disciplinas obrigatórias e optativas e a aprovação no exame de suficiência.

  3. Anexar no processo cópia em pdf da dissertação (M) e monografia sobre projeto de tese conforme Modelo disponível (D).

Procedimentos para a defesa de trabalho de conclusão de Mestrado (M) e de Doutorado (M)

  1. Solicitar histórico escolar junto à secretaria Stricto Sensu para conferência do cumprimento da totalidade dos crédidos de disciplinas (M,D), proficiência (M,D) e  artigo publicado ou aceito (D).

  2. Encaminhar ao colegiado do PPG-CIE, via SEI, processo com a ficha de encaminhamento e cópia dos documentos solicitados.

Procedimentos para solicitação de aproveitamento de disciplinas

A) Disciplina cursada no PPG-CIE: encaminhar ao colegiado do PPG-CIE, via SEI, solicitação junto com histórico escolar atualizado.

B) Disciplina cursada fora do PPG-CIE: encaminhar ao colegiado do PPG-CIE, via SEI, solicitação junto com histórico escolar e programa da disciplina.

 

Procedimento para validação da suficiência de idioma estrangeiro

  • Algumas das instituições que emitem certificados de suficiência aceitas pelo PPG-CIE: Unioeste,  CLEC-UEPG e ESLIN-UEPG . Também são aceitos comprovantes de Inglês Pré-Intermediário 115B do “O Paraná Fala Idiomas – Projeto Paraná Fala Inglês”. Também são aceitos o Test of English as Foreign Language – TOEFL e o International English Language Test Service – IELTS.

 

  • O certificado de sufiência deverá ser apresentado em até 18 (dezoito) meses após o início do curso de Mestrado, tendo validade de até 4 anos no caso dos certificados emitidos por Instituições de Ensino Superior, do TOEFL e o IELTS.

 

Apresentação de relatórios semestrais de atividades

  1. Preencher o formulário do relatório semestral, devidamente assinado pelo aluno e o orientador.

  2. Digitalizar e encaminhar via SEI protocolo endereçado à coordenação do PPG-CIE. Se no semestre foram apresentados trabalhos em eventos de natureza científica e/ou publicados trabalhos científicos, devem ser anexados os comprovantes no processo SEI.

Procedimentos após a defesa de Mestrado/Doutorado

  1. Solicitar a ficha catalográfica na BICEN acessando o link: http://www3.uepg.br/bicen/ficha-catalografica/

  2. Preencher o Termo de Autorização de Publicação.

  3. Enviar à coordenação do PPG-CIE, via email (pgfisica@uepg.br), versão final da dissertação/tese em formato PDF, incluindo o termo de aprovação de defesa e a ficha catalográfica digitalizados, junto com o termo de autorização para publicação devidamente datado e assinado pelo aluno e orientador.

  4. A coordenação do PPG Ciências/Física encaminhará os documentos do item 3 à biblioteca central e lá eles aprovarão ou não a publicação. Para evitar atrasos, recomenda-se seguir atentamente todas as normas da ABNT vigentes à época no momento de editar a versão final da Dissertação/Tese.

  5. Caso os documentos do item 3 não sejam aprovados, a biblioteca devolverá os documentos para correção. A coordenação do PPG Ciências/Física avisará se isso ocorrer, devendo o aluno corrigir e entregar novamente à coordenação a versão corregida para posterior reavaliação da biblioteca.

  6. Caso seja aprovada, a dissertação/tese será publicada no repositório de teses e dissertações  da UEPG.  Após, a coordenação do PPG Ciências/Física protocolizará via SEI cópia da ata de defesa junto com ofício para a Comissão de Pós-Graduação para a mesma aprovar em reunião.

  7. Após todos os itens anteriores estiverem concluídos, será iniciado o procedimento de emissão do diploma pela Secretaria Geral das Pós-Graduações Stricto Sensu.

Procedimentos para solicitação de prorrogação

  1. A solicitação de prorrogação deve ser encaminhada até 3 meses antes do prazo máximo para conclussão do Mestrado/Doutorado.

  2. Encaminhar via SEI endereçado à coordenação do PPG-CIE processo contendo: i) relatório das atividades realizadas desde a matrícula no curso, ii) justificativa para a prorrogação de prazo, devidamente assinada pelo interessado e seu orientador; iii) cronograma de trabalho para o período da prorrogação solicitada.

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