Fiquem Atentos: Programa atrairá pesquisadores da América Latina e Caribe

INTERNACIONALIZAÇÃO

Programa atrairá pesquisadores da América Latina e Caribe

CAPES cria o Move La América e lança edital com 300 bolsas de mestrado-sanduíche e 200 de doutorado-sanduíche

A CAPES criou o Programa Move La América, com o intuito de atrair pesquisadores da América Latina e do Caribe. A primeira seleção terá início já em 2024, com a concessão de 300 bolsas de mestrado-sanduíche e 200 de doutorado-sanduíche para que estudantes dos outros países da região complementem seus estudos no Brasil.

Com isso, a Fundação apoia a internacionalização da pós-graduação brasileira. Os objetivos do Programa incluem apoiar e fortalecer programas de cooperação entre instituições de dentro e de fora do País, dar mais visibilidade à produção científica nacional e incentivar parcerias entre pesquisadores do Brasil e do exterior.

O Programa foi criado pela Portaria nº 84/2024 e a seleção, lançada pelo Edital nº 7/2024. Os documentos estão disponíveis nas edições de quinta-feira, 21 de março, e desta sexta-feira, 22, do Diário Oficial da União, bem como no site da CAPES.

Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, observa que o Move La América vem para estimular a internacionalização na direção contrária ao que tradicionalmente é feito no Brasil. “O que vamos fazer é a internacionalização em casa. Fortalecer as instituições brasileiras como polos de atração de pesquisadores de outros países e, ao mesmo tempo, estreitar os laços com o Sul global”, explica.

O edital estabelece uma série de etapas, com responsabilidades divididas entre as instituições de ensino superior (IES) do Brasil, dos estudantes estrangeiros e da própria CAPES. O primeiro passo caberá às IES, que será a indicação de vagas nos programas de pós-graduação, de 2 a 15 de maio. A Fundação publicará a lista com todas as oportunidades no dia 22 do mesmo mês. Os participantes deverão estar regularmente matriculados em seus países e, findada a bolsa, precisarão retornar ao destino de origem. A candidatura deverá ser apresentada pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes) de 4 de junho a 2 de julho.

O cronograma segue até 10 de outubro, data prevista para a divulgação final. A relação completa dos prazos consta do edital, o que inclui o período para as IES selecionarem os candidatos a bolsistas, procedimento que deverá ser feito pelo Sistema de Análises e Processos da CAPES (SAP).

Os selecionados receberão bolsas com mensalidades de R$ 2,1 mil, no caso de mestrado, e R$ 3,1 mil, de doutorado, além de auxílios para deslocamento, instalação e seguro-saúde. A CAPES também vai financiar 500 projetos de pesquisa ou extensão dos coorientadores brasileiros, no valor de R$ 5 mil cada.

Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mailmovelamerica@capes.gov.br.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES