Professora da UEPG é eleita para Comitê de Diversidade e Inclusão da EBC

A professora doutora Karina Janz Woitowicz, integrante do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), irá compor o Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (CPADI) da Empresa Brasil de Comunicação
(EBC). A iniciativa marca uma mudança estrutural da emissora, que implementou o Sistema Nacional de Participação Social na Comunicação Pública.

A formação do comitê contou com um processo eleitoral com participação aberta ao público por meio do sistema eGov. O propósito é promover maior acesso e envolvimento da sociedade civil retomando o objetivo de estabelecer um canal de diálogo entre a emissora pública e a sociedade.

Indicada pela Rede Folkcom, a professora Karina, juntamente com a professora doutora Karina Gomes Barbosa da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), representam a Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom).

Woitowicz destacou o papel desafiador e estratégico desse espaço para o fortalecimento da democratização da comunicação pública. “Sempre tivemos a preocupação de nos envolver em discussões que promovam a democratização da comunicação, isso é uma característica do próprio PPGJor – UEPG. Integrar esse debate em um nível nacional nos ajuda a criar pontes e entender diferentes perspectivas, além de representar as entidades das áreas de comunicação e cultura”, afirmou.

CPADI

O CPADI prevê encontros trimestrais e poderá realizar reuniões extraordinárias mediante convocação do presidente ou de dois terços de seus integrantes. Entre as atribuições do comitê estão acompanhar as diretrizes programáticas dos veículos da EBC, observando aspectos como diversidade social, cultural e regional, pluralidade de ideias e fontes, e finalidades como educação, cultura, arte, informação e cidadania. O comitê também poderá promover audiências públicas, formar grupos internos de debate, discutir inovações tecnológicas, propor pautas colaborativas e sugerir capacitações. Relatórios regulares sobre as atividades desenvolvidas deverão ser publicados, reforçando o compromisso com a transparência e a participação social.

Mulheres no Comitê

Segundo Woitowicz, a representatividade no comitê, especialmente para mulheres e outros grupos sociais, é um avanço significativo e ressalta a importância do trabalho em rede, promovendo debates conjuntos e integrados que favoreçam o jornalismo e a comunicação pública. “Estar nesse espaço é um ganho não só para as entidades representadas, mas também para o próprio jornalismo, sobretudo em uma emissora pública que tem um papel central na promoção da pluralidade e da cidadania.”

A participação da professora Karina Janz Woitowicz no comitê destaca o papel acadêmico no fortalecimento da comunicação pública e na promoção de políticas inclusivas e plurais.

Em nome do Programa de Pós-Graduação de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, parabenizamos a professora pela nomeação e reafirmamos nosso compromisso em contribuir para debates e ações que promovam a democratização da comunicação e a valorização da diversidade no cenário midiático brasileiro.

 

Skip to content