(42) 3220-3379 / (42) 2102-8631
ppgjornalismo@gmail.com

História

A criação do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, em 2012, foi resultado do processo de consolidação da pesquisa como um eixo importante da graduação em Jornalismo da UEPG. O Mestrado em Jornalismo, primeiro da área no Paraná e segundo do Brasil, reconheceu desde o início o desafio de integrar à pós-graduação a graduação, mantendo linhas de pesquisa com participação expressiva de estudantes de iniciação científica e pesquisadores voluntários. Por meio dos grupos de pesquisa, o Programa tem ainda promovido a integração entre ações de pesquisa e extensão, além de ampliar parcerias com entidades da sociedade civil, instituições profissionais e de pesquisa no Brasil e no exterior. Essa trajetória, rumo à qualificação da pesquisa em Jornalismo, resultou na aprovação do curso de Doutorado (APCN 416/2023), que se encontra em fase de implementação na Universidade Estadual de Ponta Grossa.

 

O CURSO DE JORNALISMO

O curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa foi criado em 1985, com enfoque na dimensão do ensino. A partir da década de 1990, a formação acadêmica passa a integrar atividades de ensino, pesquisa e extensão. 

Em 1991, o jornal laboratório Foca Livre passa a ser produzido pelos estudantes para circulação em formato impresso, até hoje, na comunidade local. O jornal é o mais longevo produto do curso, que traz notícias de interesse público à medida que inova nos modelos de diagramação e acompanha a evolução do jornalismo impresso.

O curso inicia a trajetória de pesquisa que caracteriza a formação em Jornalismo na UEPG, com os primeiros projetos de iniciação científica em 1996. Desde então, mantém oportunidades para que os estudantes participem de grupos e projetos de pesquisa, voluntariamente ou com bolsa, o que propicia aos egressos as bases para  continuidade de sua formação acadêmica e a ampliação dos horizontes de trabalho na docência. 

Com a chegada do novo milênio, as mudanças no mercado de trabalho impulsionam adequações no projeto pedagógico do curso, para dar ênfase aos aspectos práticos da profissão. A partir de 2003, o curso passa a oferecer oportunidades de formação em extensão, mediante projetos que valorizam parcerias com a comunidade e com movimentos sociais da cidade e da região. As atividades extracurriculares, além de estimular o desenvolvimento de habilidades que envolvem a produção jornalística, criam condições para que os estudantes ampliem seu repertório sociocultural. 

Em seus 40 anos, o curso já formou mais de 1000 jornalistas. Alguns nomes que possuem relevância no jornalismo, assim como em entidades profissionais e acadêmicas de âmbito regional e nacional, como a FENAJ, SindiJor, Abraji, SBPJor, Abej, Intercom, Rede Folkcom, Rede Alcar, entre outros. O curso é uma importante referência na formação específica em Jornalismo no país.

Ao promover uma formação profissional focada na articulação permanente entre ensino, pesquisa e extensão, o Curso de Jornalismo da UEPG apresenta um diferencial que se revela na expressiva produção acadêmica de docentes e estudantes e na representativa produção laboratorial e extensionista, desenvolvida em parceria com diversos setores da sociedade civil. 

 

A UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está localizada no Sul do Brasil, no município de Ponta Grossa, cidade polo da região dos Campos Gerais que abrange 19 municípios. A UEPG, criada pelo Governo do Estado do Paraná em 1969,  é uma instituição pública com reconhecida atuação no desenvolvimento social, econômico e cultural do interior do estado.

A Universidade oferta cursos de graduação e pós-graduação, presencial e à distância, nas áreas de Ciências Exatas e Naturais, Engenharias, Ciências Agrárias e de Tecnologia, Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas, Letras e Artes; Ciências Jurídicas; e Ciências Sociais Aplicadas – setor do conhecimento no qual os cursos de graduação e a pós-graduação em Jornalismo estão inseridos.

Ao longo de mais de 50 anos, a instituição se consolidou como uma referência no estado e no país, devido à qualidade dos cursos ofertados em todos os níveis de formação, à relevância e impacto das pesquisas e  projetos desenvolvidos na sua área de abrangência. No que se refere à pós-graduação, registra-se o processo de verticalização sobretudo nas últimas duas décadas, com a qualificação do corpo docente e o fortalecimento da pesquisa na instituição. 

A estrutura institucional da UEPG ainda contempla dois hospitais de ensino, que integram a Rede de Assistência à Saúde de Média e Alta Complexidade, dois Museus, escola de línguas e idiomas, além de organizar eventos tradicionais no calendário cultural paranaense: o Festival Nacional de Teatro (Fenata) e o Festival Universitário da Canção (Fuc).

Skip to content