Aula inaugural de Jornalismo aborda cobertura em regiões de tríplice fronteira

Palestra com pesquisadora da UFSM envolve os cursos de graduação e de mestrado da UEPG

Em regiões transfronteiriças, as notícias locais de segurança são, com frequência,   convertidas em temas de interesse nacional. Há também casos em que a cobertura local é feita a partir de um ponto de vista em que impera a centralidade nacional. As constatações são da professora Ada Cristina Machado Silveira, da Universidade Federal de Santa Maria. Ela é a convidada para a aula inaugural dos cursos de graduação e mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com o tema “ Midiatização, segurança pública e identidade social   nos complexos urbanos transfronteiriços”,  que acontece na próxima quinta-feira, 1º de março, a partir das 9 horas, no pequeno auditório da UEPG.

“A palestra aborda um tema relevante e atual, necessário para os debates sobre a cobertura jornalística e para uma reflexão crítica sobre os modos de atuação da mídia nos cenários de fronteira”, observa a professora Karina Janz Woitowicz, coordenadora do Mestrado em Jornalismo.

Durante a palestra, a professora apresentará os resultados de pesquisa realizada nas duas mais expressivas tríplices fronteiras do continente americano: o Complexo Urbano Transfronteiriço (CUT) do Amazonas, que compreende a cidade brasileira de Tabatinga, a capital de uma província colombiana, Leticia, e Islândia, no Peru; e o CUT localizado na cidade de Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai (Ciudad del Este) e com a Argentina (Puerto Iguazú). São convidados a participar da aula inaugural não apenas os calouros e os novos mestrandos, mas todos os estudantes da graduação e do mestrado em Jornalismo.

Segurança pública  – Em sua pesquisa, a professora Ada Cristina dá continuidade a  estudos anteriores sobre a estrutura de mídia e a noticiabilidade nas tríplices fronteiras do Brasil e nações vizinhas, abordando   as condições de midiatização dos CUTs, com foco na noticiabilidade da segurança pública. O objetivo da pesquisadora é promover o conhecimento sobre agendas locais de interesse nacional nos aspectos concernentes à segurança pública.

“Sabemos que a midiatização nos CUTs conhece condições muito diversas. Neste contexto, a noticiabilidade funciona como dispositivo que enfeixa um conjunto de condições que abordam a realidade social num contexto de franca midiatização”, explica.

Trajetória profissional  – A professora Ada Cristina é doutora em Jornalismo pela Universidade Autônoma de Barcelona, com estágio pós-doutoral na Universidade de Sorbonne Nouvelle (França) e   Universidade Nacional de Quilmes (Argentina). Possui também mestrado em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Universidade Autônoma de Barcelona e mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria.

Atua como professora titular da Universidade Federal de Santa Maria e é pesquisadora nível dois com bolsa do   Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).   Publicou cinco livros, organizou 16 obras e é autora de dezenas de capítulos de livros e artigos em periódicos especializados da área.