Democracia brasileira é tema de palestra na UEPG

No dia 22 de março, às 19h, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebe o cientista político e professor Luis Felipe Miguel, da Universidade de Brasilía (UnB), para discutir a conjuntura política no país. Com o título “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”, o evento abre espaço para uma análise crítica do processo de impedimento da presidenta Dilma Rousseff e suas consequências sociais e políticas para a população. Com foco na questão democrática, a palestra pretende tratar dos principais conflitos e impasses que atravessam o sistema político brasileiro e apontar perspectivas para o futuro.

No mesmo evento, o professor Luis Felipe Miguel lançará o livro “Dominação e Resistência: desafios para uma política emancipatória” (Boitempo, 2018), que apresenta uma discussão sobre o sentido da democracia e sua relação com os padrões de dominação presentes na sociedade.

A atividade acontece no Grande Auditório do campus central da UEPG e é gratuita e aberta a toda comunidade. O Mestrado em Jornalismo da UEPG, com apoio da Agência de Jornalismo, é responsável pela organização. “Diante do cenário de crise democrática vivenciado no Brasil após o golpe de 2016, associado ao poder de grupos políticos e econômicos que controlam a mídia, é fundamental assegurar espaço na Universidade para reflexões que envolvem os rumos e os desafios da sociedade brasileira”, observa a professora Karina Janz Woitowicz, coordenadora do Mestrado em Jornalismo.

Luis Felipe Miguel é professor do Instituto de Ciência Política da UnB, onde coordena o Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê). É autor, entre outros, de “Democracia e representação: territórios em disputa” (Editora Unesp, 2014), e, junto com Flávia Biroli, de “Feminismo e política: uma introdução” (Boitempo, 2014) e “Notícias em disputa: mídia, democracia e formação de preferências no Brasil” (Contexto, 2015).

Além da palestra, o professor Luis Felipe Miguel participa, no mesmo dia 22 de março, a partir das 14h, de banca examinadora no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG. Miguel foi convidado para avaliar a dissertação “Projeto Popular e Estratégias Jornalísticas: relações entre jornalismo alternativo e organizações populares a partir das experiências de Brasil de Fato Notas – Periodismo Popular ”, do mestrando Matheus Lobo Pismel, orientado pelo professor Sérgio Luiz Gadini.

Serviço:

Palestra “O golpe de 2016 e o futuro da Democracia no Brasil”, com professor Luis Felipe Miguel (UnB)
Dia 22 de março, às 19h
Grande Auditório da UEPG