O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo esteve representado na XIX Conferência Brasileira de Folkcomunicação, realizada em Parintins, de 25 a 27 de junho, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Na oportunidade, palestras e oficinas debateram o intercâmbio de informações realizado por intermédio de artifícios populares e influenciados pelo folclore.
A professora Dra. Karina Janz Woitowicz integrou a comissão científica do evento e palestrou na mesa a respeito de “Folkcomunicação e processos afirmativos”, no primeiro dia. Já no dia 26, ministrou a oficina “Jornalismo Cultural e Folkcomunicação”. Nesta edição, além de servir para celebrar o centenário de nascimento do jornalista e professor Luiz Beltrão, o Folkcom 2018 homenageou a memória do também jornalista, professor e pesquisador alagoano José Marques de Melo, falecido no último dia 20, vítima de infarto fulminante, aos 75 anos. “O professor José Marques foi o maior responsável pelo reconhecimento e pela difusão da teoria da folkcomunicação no Brasil e no exterior. Foi responsável pela criação da Rede de Pesquisa em Folkcomunicação e mantinha uma relação muito próxima com pesquisadores da área”, conta a professora Karina, autora do livro “Noções básicas de folkcomunicação: uma introdução aos principais termos, conceitos e expressões”.
Vice-presidente da Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação e atual bolsista de pós-doutorado do mestrado em Jornalismo, o Dr. Guilherme Moreira Fernandes explica que a integração dos participantes foi muito especial. “A organização local teve uma preocupação de incluir pesquisas relacionadas à Amazônia. Só que o mais interessante disso tudo é viver Parintins. Eu nunca senti o que senti aqui. Um misto de emoções diferenciadas, imerso numa cultura viva, rica, maravilhosa”. Além disso, o professor antecipou que a próxima sede do evento será em São Luís (MA), nos dias 26, 27 e 28 de junho de 2020. Co-autor da obra “Metamorfose da Folkcomunicação: antologia brasileira”, juntamente com Marques de Melo, Guilherme também recordou da importância do mestre. “Ele foi um pioneiro, muito humano e agregador. No caso da folk, ele foi o grande divulgador do pioneirismo de Beltrão; sem Marques de Melo, muitas pessoas não conheceriam os diversos estudos de Beltrão”.
A 369 quilômetros da capital Manaus, Paritins também sedia o 53º Festival Folclórico de Parintins na mesma semana. Neste ano, a festa será realizada nos dias 29/06 a 01/07, um dia após o encerramento da Conferência Brasileira de Folkcomunicação. O FOLKCOM 2018 foi organizado pela Rede Folkcom, com parceria do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM).