Periódico editado pelo Mestrado em Jornalismo UEPG e Rede Folkcom presta homenagem ao professor José Marques de Melo
A Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) acaba de lançar sua nova edição, que presta uma homenagem ao professor José Marques de Melo, primeiro doutor em Jornalismo do Brasil e um dos maiores pesquisadores das Ciências da Comunicação no mundo. Falecido no dia 20 de junho, aos 75 anos, o professor foi o maior responsável pelo reconhecimento e pela difusão da teoria da folkcomunicação no Brasil e no exterior e grande incentivador da RIF, tendo atuado como membro do conselho editorial e publicado artigos ao longo dos últimos anos.
O editorial da edição, além da homenagear ao prcom a equipe editorial, a revista assume o compromisso de levar adiante os esforços investigativos destes pesquisadores e difundir os estudos folkcomunicacionais.
É com este propósito que a edição traz o dossiê “Folkcomunicação, patrimônio e identidade cultural”, organizado pelos professores Maria Isabel Amphilo (UMESP) e Rafael Schoenherr (UEPG), com colaboração do professor Jorge González (UNAM). São dez artigos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que abordam aspectos diversos em torno da temática, tais como reflexões conceituais e estudos empíricos sobre fenômenos culturais e identitários.
Além da seção temática dedicada a pesquisas sobre identidade e patrimônio, a revista apresenta, nos artigos gerais, cinco trabalhos que enfocam metodologias de pesquisa e análises folkcomunicacionais da mídia e da cultura popular. A entrevista da edição dialoga com a problemática das identidades ao tratar de movimentos migratórios, diásporas e identidades culturais na perspectiva do pesquisador Mohammed ElHajji. E, por fim, a edição traz, na seção de resenhas, uma análise do livro Política cultural e desentendimento , de Alexandre Barbalho.
O conteúdo da revista pode ser acessado no link http://www.revistas.uepg. br/index.php/folkcom/issue/vie w/152.
SOBRE A RIF
A Revista, criada em 2003, é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação e a Cátedra Unesco/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.
A RIF recebe trabalhos, nos formatos de artigo, resenha, entrevista e ensaio fotográfico, em fluxo contínuo. As contribuições devem ser encaminhadas diretamente pelo sistema eletrônico da Revista, no endereço http://www.revi
ofessor, registra ainda a perda do pesquisador Sebastião Breguez, também pioneiro dos estudos de folkcomunicação e colaborador da RIF, ocorrida no dia 04 de março. De acordo stas.uepg.br/ .