Mestrado em Jornalismo UEPG lança livro sobre mídia, gênero e lutas sociais

Coletânea organizada pelo grupo de pesquisa Jornalismo e
Gênero aborda perspectivas críticas no debate sobre direitos das mulheres

Promover reflexões críticas sobre a perspectiva de gênero, visibilizar demandas e experiências ligadas aos direitos das mulheres e acolher contribuições multidisciplinares oriundas de diferentes áreas. Foram estas as intenções que motivaram a publicação do livro “ Gênero, mídia & lutas sociais: percepções críticas e experiências emancipadoras”, organizado por Graziela Bianchi, Karina Janz Woitowicz e Paula Melani Rocha, que acaba de ser lançado pela Editora UEPG nos formatos impresso e digital, com acesso gratuito.

O livro reúne onze artigos de pesquisadoras e pesquisadores que se dedicam aos estudos de gênero. As organizadoras explicam que alguns trabalhos têm origem nas discussões realizadas durante o 5º Colóquio Mulher e Sociedade, realizado em 2017 pelo Grupo de Pesquisa, que tratou do tema de gênero e direitos humanos. Outros se somaram ao livro por trazerem contribuições convergentes e comprometidas com os debates atuais envolvendo questões de gênero e demandas das mulheres.

Dividido em duas partes – “ Olhares de gênero e atuação das mulheres na mídia” e “ Enfoques de gênero e direitos humanos” – o livro traz ao debate um conjunto de problemáticas e iniciativas voltadas às questões de gênero e direitos humanos, demarcando algumas das muitas preocupações que marcam a atualidade. “Fomentar o debate crítico e valorizar experiências de emancipação tornam-se ferramentas para manter em pauta as lutas sociais”, observam as organizadoras no prefácio da obra.

Trata-se da segunda publicação do grupo de pesquisa Jornalismo e Gênero, do Programa de Pós-Graduaç ão (Mestrado) em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que já publicou em e-book a obra “Marcas & discursos de gênero: produções jornalísticas, representações femininas e outros olhares”, organizada por Karina Janz Woitowicz e Paula Melani Rocha e publicada em 2014 também pela Editora UEPG (disponível para acesso gratuito pelo endereço http://www.uepg.br/EDITORA/ , no link E-books).

Sobre o livro
O livro está dividido em duas partes, que agrupam abordagens em torno dos estudos de mídia, participação no mercado jornalístico, representações de gênero, lutas por direitos humanos, assistência à saúde e iniciativas voltadas à cidadania das mulheres. A Parte I, intitulada “ Olhares de gênero e atuação das mulheres na mídia”, conta com a contribuição de Ana Carolina Escosteguy acerca das vinculações entre estudos de mídia e gênero, com viés feminista; discussões sobre a inserção das mulheres no jornalismo paranaense a partir de pesquisas realizadas por Karina Janz Woitowicz e Paula Melani Rocha; e reflexões sobre a presença feminina no rádio no interior do Maranhão, em estudo de Graziela Soares Bianchi e Nayane Cristina Rodrigues de Brito.

Os temas relativos à mídia, gênero e política ganham espaço nos estudos de Camilla Quesada Tavares, em um mapeamento dos artigos publicados nas revistas científicas brasileiras sobre o assunto, e de Alice Marina Lira Lima e Luciana Panke, que analisam aproximações e diferenças entre a propaganda eleitoral da primeira mulher candidata à presidência do Brasil (Lívia Maria Pio, 1989) e a primeira mulher eleita (Dilma Roussef, 2010 e 2014).

A segunda parte do livro, “ Enfoques de gênero e direitos humanos”, traz abordagens sobre políticas públicas e direitos sociais a partir de perspectivas multidisciplinares. A contribuição de Maria Amélia de Almeida Teles, que recupera as lutas históricas das mulheres pela construção da igualdade de gênero, demarca a necessidade de reconhecimento dos direitos das mulheres e das políticas públicas de combate à discriminação. As desigualdades de gênero no mundo do trabalho são discutidas por Lenir Aparecida Mainardes da Silva e Volney Campos dos Santos, a partir do enfoque da reprodução social dos papeis de gênero pelas produções legislativas e políticas públicas.

Da Argentina, Beatriz Morrone e Javier Mendizábal apresentam uma perspectiva global sobre o atendimento à saúde, articulando as questões de gênero e as problemáticas decorrentes de políticas liberais. Também com enfoque na saúde e nos direitos das mulheres, Ana Maria Bourguignon, Felipe Simão Pontes e Rosiléa Clara Werner apresentam a experiência do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre Saúde Reprodutiva, Comunicação em Saúde e Direitos Humanos, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, dedicado a elaborar diagnósticos da qualidade da assistência obstétrica na cidade.

A importância de desconstruir estereótipos de gênero a partir do ensino de línguas é discutida por Aparecida de Jesus Ferreira e Rosana Aparecida de Sene, com base em estudo realizado com grupo focal baseado em debate sobre o vídeo “Acorda Raimundo”. E, para encerrar o livro, Gisele Barão da Silva discute a preocupação com a inserção da pauta dos direitos das mulheres no jornalismo, trazendo ao debate guias e manuais voltados a jornalistas.

Serviço:
Livro “Gênero, mídia & lutas sociais: percepções críticas e experiências emancipadoras”. Organização de Graziela Bianchi, Karina Janz Woitowicz e Paula Melani Rocha. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2018, 196 p.
Disponível em formato digital no endereço http://www.uepg.br/EDITORA/ (link E-books, acesso gratuito).