Aula Magna de Jornalismo apresenta a tecnologia integrada à profissão

Professora Rita Paulino atuou durante 15 anos em empresas de TI. Sua experiência também se reflete nas suas pesquisas, onde procura a interseção do jornalismo com as práticas tecnológicas.

Na última quinta-feira, dia 28, professores e alunos do Departamento de Jornalismo se reuniram no Grande Auditório da UEPG para participar da aula magna de 2019, intitulada “A tecnologia em ação no campo do Jornalismo”, ministrada pela professora Dra Rita de Cássia Romeiro Paulino, docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A professora iniciou sua fala ao traçar quatro frentes de pesquisa em que atua na graduação e pós-graduação. A começar pelo jornalismo de dados, baseados na análise de redes sociais. Durante a explanação, trouxe estudos de casos envolvendo a mobilização e engajamento dos usuários e das mídias alternativas, a partir da morte do ex-reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier. Em seguida, apontou exemplos baseados no julgamento em segunda instância do ex-presidente Lula e ainda do assassinato da vereadora Marielle Franco, no Rio de Janeiro, utilizados pela mesma técnica.

Além disso, mencionou as pesquisas a respeito do jornalismo mobile em aplicativos e em progressive web apps . Nesse caso em especial, a professora Rita contou aos presentes que na UFSC, ainda há uma certa dificuldade de trabalhar, pois cada laboratório – infelizmente – atua resistente, de forma isolada. Porém, o momento das eleições de 2018 foi uma oportunidade de integrar a Rádio Ponto, TJ UFSC, Jornal Zero numa cobertura única, com foco na integração das tecnologias.

Por fim, a professora da UFSC revelou suas experiências com as turmas nos estudos dos newsgames . Aliás, dois jogos que foram desenvolvidos pelos alunos de Florianópolis foram muito bem conceituados, como a “SOS Hercílio”, a respeito dos bastidores histórico e burocráticos da reforma da Ponte Hercílio Luz; e o “Mete a Colher”, sobre os casos envolvendo agressão às mulheres, desde exemplos de assédio até em violências. Na conversa, Rita pode indicar momentos em que a Inteligência Artificial já se faz presente no jornalismo e de que forma os profissionais podem prospectar a máquina para fins de extração dos dados.

Sobre a ministrante:

Com doutorado na área de Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela UFSC, em 2011, atualmente a palestrante é professora da pós-graduação e do curso de Jornalismo nas disciplinas WebDesign, Conteúdo Mobile Multiplataforma – Apps e Jornalismo de Dados. Tem experiência profissional como WebDesign Master, e desenvolveu interfaces web em projetos governamentais, a exemplo de Plataforma Lattes, Portal Inovação, SIFAPs e DCVISA.

Rita Paulino ainda faz parte da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais/Jortec, e participa do Nephi-Jor – Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicados ao Jornalismo e do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem/CNPq. A experiência na temática no jornalismo resultou na publicação dos livros “Comunicação e comunidades virtuais – Participação e Colaboração” e “Noções Básicas de WebDesign”; e na organização das coletâneas “Jornalismo para Tablets, pesquisa e prática”, Gêneros e formatos no ciberjornalismo” e “Ensaios sobre televisão e telejornalismo”.