Biografia de Marighella é tema de evento do Mestrado em Jornalismo

“Diálogos Jornalismo, História e Literatura” reúne olhares interdisciplinares em torno da obra de Mário Magalhães

Discutir aspectos de uma obra, autor ou momento histórico a partir de perspectivas múltiplas. Esta é a proposta do evento “Diálogos Jornalismo, História e Literatura”, promovido semestralmente pelo Mestrado em Jornalismo da UEPG desde 2016. Neste primeiro semestre de 2019, a obra escolhida é “Mariguella, o guerrilheiro que incendiou o mundo”, escrita pelo jornalista e escritor Mário Magalhães e publicada pela Companhia das Letras em 2012. O evento integra a programação do Ciclo Descomemorar Golpes, que prevê atividades em diferentes locais da cidade durante toda a semana para debater a memória e os impactos da ditadura civil-militar no Brasil.

O painel sobre a biografia de Carlos Marighella conta com a participação da professora Dra. Karine Moura Vieira, do curso de Jornalismo da Uninter, do prof. Dr. Paulo Mello, do Mestrado Profissional de Ensino da História da UEPG e da professora Dra. Hebe Maria Gonçalves de Oliveira, do Mestrado em Jornalismo da UEPG. O evento acontece no dia 27 de março, quarta-feira, às 19 horas, no Pequeno Auditório do Campus Central da UEPG, com entrada franca.

“Diálogos Jornalismo, História e Literatura” já abordou, em edições anteriores, a obra de Umberto Eco, Euclides da Cunha, Lima Barreto, Clarice Lispector e escritos da Revolução Russa e de Maio de 1968. A obra Marighella foi escolhida pela sintonia com a proposta do Ciclo Descomemorar Golpes e pela sua relevância histórica, jornalística e literária.

Carlos Marighella foi militante do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e um dos líderes da Ação Nacional Libertadora (ANL). Negro e pobre, o político e escritor foi perseguido e torturado em dois momentos da história brasileira: pelo governo Vargas e pelo regime militar, sendo assassinado em 1969. Para o professor Sérgio Gadini, coordenador do Ciclo Descomemorar Golpes, Marighella simboliza a resistência à ditadura e a memória dos crimes políticos vivenciados no período.

A iniciativa do ciclo envolve uma série de atividades, realizadas em parceria com programas de pós-graduação da UEPG e apoio da Agência de Jornalismo, para discutir algumas ações sociais em curso que impactam diretamente em direitos sociais e humanos. “Esta é uma das funções e desafios da Universidade Pública no País”, explica o professor Sérgio Gadini.