GRUPOS DE PESQUISA

Lógicas de Produção e Consumo no Jornalismo : O grupo objetiva fazer uma discussão ampla sobre o campo jornalístico nos vários espaços de comunicação, as transformações históricas e tecnológicas do jornalismo e da profissão e sua relação com a sociedade, bem como identificar as lógicas operacionais dos circuitos produtivos. Contribuir na formação do conhecimento deste campo do saber, promovendo pesquisas e a difusão científica envolvendo docentes e acadêmicos (em nível de graduação e pós-graduação).
Professores responsáveis: Dr. Marcelo Engel Bronosky; Dra. Cíntia Xavier; Dr Rafael Schoenherr

Grupo de Estudos e Pesquisas em Mídias Digitais (GEMIDI) : O grupo tem como objetivo geral a implementação de estudos e pesquisas nas áreas de convergência de mídias, apropriação tecnológica, ciberativismo e jornalismo hipermídia. Como objetivos específicos, colocam-se: a) sistematizar elementos da relação da sociedade civil com a hipermídia; b) constituir um espaço para o desenvolvimento de atividades da linha de pesquisa “Processos jornalísticos, representações e práticas socioculturais”; c) oferecer apoio aos projetos individuais de pesquisa; e d) fomentar a elaboração de artigos para publicação e/ou apresentação em eventos científicos.
Professores responsáveis: Dra. Graziela Soares Bianchi; Dr Ivan Elizeu Boimfim Pereira

Grupo de Pesquisa Jornalismo e Gênero : O grupo desenvolve reflexões sobre as questões de gênero no jornalismo, a partir de estudos sobre a mulher no mercado de trabalho em jornalismo e sobre a produção de representações do masculino e do feminino nos processos comunicacionais. Ao propor análises da mídia com enfoque de gênero, o grupo contribui para o desenvolvimento de estudos sobre a participação das mulheres no campo jornalístico e as representações produzidas pela mídia ao longo do tempo, lançando luz sobre as implicações do trabalho cotidiano do jornalismo na construção da realidade e na produção de subjetividades. O grupo realiza pesquisas sobre temáticas relacionadas a gênero, compreendendo os seguintes enfoques: – Representações de gênero na mídia; – Mulheres no mercado jornalístico; – Movimentos sociais, gênero e mídia alternativa. O Grupo realiza anualmente, desde 2012, o Colóquio Mulher e Sociedade, evento que visa propiciar um diálogo entre academia e setores da sociedade civil.
Professoras responsáveis: Dra. Karina Janz Woitowicz; Dra. Paula Melani Rocha

Jornalismo Cultural e Folkcomunicação : O grupo de pesquisa Jornalismo Cultural e Folkcomunicação, vinculado à pesquisa continuada “Processos jornalísticos, representações e práticas socioculturais” da UEPG, desenvolve estudos fundamentados no referencial teórico da folkcomunicação, com enfoque na produção jornalística em cultura e nos estudos de folkmídia. Com base na perspectiva fundada por Luiz Beltrão, são analisados os processos jornalísticos que envolvem tanto as manifestações populares quanto as produções midiáticas do mercado da comunicação, em suas variações regionais. O Grupo se propõe ainda a fomentar produções jornalísticas que têm a cultura popular como referencial temático e conceitual, atuando em sintonia com o projeto de extensão Cultura Plural ( www.culturaplural.com.br ) e com as iniciativas protagonizadas pela Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação. Mantém, ainda, participação na Revista Internacional de Folkcomunicação, editada com apoio da Rede Folkcom, Cátedra Unesco/Umesp e Mestrado em Jornalismo da UEPG.
Professores responsáveis: Dr. Sérgio Luís Gadini; Dra. Karina Janz Woitowicz; Dr Rafael Schoenherr

Jornalismo e Política: representações e atores sociais : O grupo de pesquisa existe no âmbito institucional da UEPG desde 2006, quando iniciou pesquisa sobre a produção em jornalismo político, em especial durante campanhas eleitorais. Os integrantes do grupo tem participado em eventos de iniciação científica, congressos regionais, nacionais e internacionais, divulgando resultados parciais dos trabalhos realizados até o momento. Sob perspectivas metodológicas quantitativas e qualitativas, desenvolve uma ampla pesquisa envolvendo o acompanhamento da cobertura impressa sobre as representações políticas e disputas eleitorais em vários municípios paranaenses, assim como a análise do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE). O Grupo também criou um curso de pós-graduação (especialização) em “Mídia, Política e Atores Sociais”, ofertado em três edições na UEPG (2008, 2010 e 2012). Colaborou na criação do Programa de Mestrado em Jornalismo na mesma instituição, em sintonia com a linha de pesquisa “Processos Jornalísticos e Práticas Sociais”.
Professores responsáveis: Dr. Sérgio Luis Gadini; Dra. Hebe Gonçalves

Jornalismo, Conhecimento e Profissionalização (“O conhecimento no Jornalismo”) : O grupo objetiva fazer uma discussão ampla sobre o campo jornalístico nos vários espaços de comunicação, as transformações históricas e tecnológicas do jornalismo e da profissão e sua relação com a sociedade, bem como identificar as lógicas operacionais dos circuitos produtivos. Além disso, busca contribuir na formação do conhecimento deste campo do saber, promovendo pesquisas e a difusão científica envolvendo docentes e acadêmicos (em nível de graduação e pós-graduação).
Professores responsáveis: Dr. Felipe Pontes; Dra. Paula Melani Rocha

Skip to content