CENSURA É TEMA DE PALESTRA DO XXI SEMINÁRIO DE INVERNO

Com a palestra “Mídia e mentalidade censória: a repressão às diversões públicas no Brasil”, Guilherme Fernandes abrirá o terceiro dia de atividades do XXI Seminário de Inverno de Estudos em Comunicação. O evento começa às 18h, no Pequeno Auditório do campus central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A questão da censura será abordada em perspectiva histórica desde o Brasil Colônia até a Constituição de 1988, que decretou o fim da censura prévia. “Com o suporte teórico da História das Mentalidades, chega-se ao conceito de mentalidade censória que é utilizado para expressar as concepções de moral e bons costumes presente na legislação censória e na forma como ela era manifestada nos pareceres”, diz o pesquisador.

Fernandes lembra ainda que o estudo do tema foi iniciado em sua pesquisa de doutorado, concluída neste ano, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O assunto segue sendo pesquisado pelo autor na UEPG, onde cursa pós-doutorado em Jornalismo.

Ainda na noite de hoje, o Seminário de Inverno contará com duas sessões de discussão de trabalhos. A primeira será sobre Jornalismo e produção cultural, prevista para 19h. Em seguida, inicia a sessão Interfaces entre jornalismo e política.

Para conferir a programação completa, acesse o site do evento – http://sites.uepg.br/jornalismo/ocs/index.php/seminariodeinverno/artigos