Ciclo de atividades discute democracia e direitos humanos

Atividades realizadas na UEPG integram evento que ‘descomemora’ 55 anos do golpe de 1964

Os programas de pós-graduação da UEPG (Educação, Estudos da Linguagem, História, Jornalismo e Sociais Aplicadas), Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e à Distância, Sindicato dos Docentes (ANDES/SN) e Agência de Jornalismo da UEPG promovem o ciclo ‘Descomemorar Golpes’. De acordo com os organizadores, em sintonia com uma das funções da Universidade Pública, o objetivo é pautar os desafios das condições que caracterizam as relações democráticas, o estado democrático, a educação e os direitos humanos.

O Ciclo abre com uma exposição fotográfica (‘O som das ruas: atualidade política e ativismo social’, que será lançada no Museu Campos Gerais, às 18 horas da segunda, 25/03/2019); exibição de documentário (1989), dirigido por Lúcia Murat, com depoimentos de mulheres vítimas do regime militar (1964-85), que será apresentado logo após o lançamento da exposição, às 19 horas, também no Museu Campos Gerais (R. Eng. Schamber, 686 – Centro de PG). A exposição traz imagens de movimentos sociais na defesa de direitos humanos. “É um trabalho de extensão do projeto Lente Quente, que agora é apresentado como mostra de registros históricos”, explica William Clarindo, estudante de Jornalismo, da equipe organizadora.

Na terça-feira, 26/03, às 19 horas, será realizado um painel sobre cidadania, direitos humanos e o direito à aposentadoria”, com a presença do economista Sandro Silva, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e do professor Luiz Fernando Reis, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). O diretor do DIEESE apresenta os principais pontos da proposta de reforma previdenciária em debate no Congresso Nacional e o professor Reis mostra estudo inédito sobre a relação entre os gastos anuais com a dívida pública e o financiamento da educação superior no País.

Antes do painel, acontece o relançamento do Fórum Em Defesa da Previdência Pública nos Campos Gerais, espaço aberto por representantes de entidades sem fins lucrativos para discutir os possíveis impactos com a mudança do regime de aposentadoria na economia da região e nos direitos previdenciários, desde a Constituição Federal de 1988. As demais atividades que integram a programação do ciclo podem ser acessadas no site dos programas de pós-graduação que apoiam o evento.

“Discutir as condições e os impactos que a possível retirada de direitos sociais registra na vida das pessoas e nas relações democráticas é um dos desafios da Universidade Pública”, avalia o professor Sérgio Gadini, da equipe organizadora do ciclo ‘Descomemorar golpes’. O evento encerra na tarde da sexta, 29 de março, com um painel sobre “O ensino de história e a ditadura”, que acontece no Campus Uvaranas, a partir das 14 horas.

Desafios da Universidade Pública na Defesa dos Direitos Humanos

Ciclo de atividades para ‘descomemorar golpes’
Programação:
25/03/2019, 2ª-feira, 18h – Abertura e lançamento exposição ‘O som das ruas: atualidade política e ativismo social’ (Museu Campos Gerais/Lente Quente)
19 h – Exibição Doc “Que bom te ver viva”. Local: Auditório Museu Campos Gerais UEPG (Rua Eng. Schamber, 686, Centro PG)

26/03/2019, 3ª-feira, 18h30 – Relançamento do Fórum em Defesa da Previdência Pública nos Campos Gerais
26/03/2019, 3ª-feira, 19h – Grande Auditório do Campus Central UEPG – Painel: Cidadania, Direitos Humanos e defesa da aposentadoria. Painelistas: Sandro Silva (economista do DIEESE), Luiz Fernando Reis (Unioeste/Cascavel). Coord: Sinduepg/ANDES-SN

27/03/2019, 4ª-feira, 19h – Diálogos Jornalismo, História e Literatura (Marighella na literatura e no cinema)
Painelistas: Karina Vieira (Uninter), Paulo Mello (PPGH), Hebe Gonçalves (MsJor). Local: Pequeno Auditório (Campus Central UEPG)

29/03/2019, 6ª-feira, 10h – “A ditadura nos livros didáticos de História”. Painelistas: Paulo Eduardo Dias de Mello (UEPG) e Angela Ribeiro Ferreira (UEPG). Local: Sala 37 – Central de Salas, Campus Uvaranas
14h – Painel “O ensino de história e a ditadura”. Painelistas: Christiane Szesz (UEPG), Michele Teles (UEPG) e William Baron (UEPG). Local: Sala 37 – Central de Salas, Campus Uvaranas

Realização: