A IV edição do ciclo de atividades interdisciplinares descomemorar golpes nos 200 anos de PG já tem a programação, que acontece em espaços públicos de Ponta Grossa, principalmente na UEPG, entre os dias 27 e 31 de Março de 2023. O evento é uma iniciativa conjunta de programas de pós-graduação da UEPG (Educação, Jornalismo, Linguagem e História Profissional), Sindicato dos Docentes da UEPG, projetos de extensão Cultura Plural, Lente Quente e Combate à Desinformação nos Campos Gerais PR, Departamento de Jornalismo, Programa Agência de Jornalismo, Editora Olaria Cartolera e PROEX UEPG.
Em sintonia com uma das funções da Universidade Pública, as diversas atividades do evento pautam os desafios das condições que caracterizam as relações democráticas, o estado democrático, educação e os direitos humanos, a partir de marcas de regimes totalitários no cotidiano da maioria da População no Brasil, Estado e Região.
Durante o evento, serão realizados painéis temáticos com especialistas e pesquisadores da área, uma exposição sobre os 200 anos de PG e uma mostra documental com a exibição de filmes históricos com debates entre os participantes. Trata-se de um evento em sua quarta edição na UEPG, que só não foi realizado em 2020 em função da pandemia da Covid-19. “A sintonia de diálogos com as atividades que marcam os 200 anos de Ponta Grossa é outro aspecto inédito na edição 2023 do Ciclo Descomemorar Golpes e os recentes ataques à democracia no Brasil”, explica o coordenador, professor Sérgio Gadini.
O principal objetivo do evento é criar e manter espaços públicos, a partir de um ciclo de atividades integradas e interdisciplinares, para avaliar o atual contexto social que o Brasil vivencia, bem como entender os impactos nas condições de cidadania da maioria da população. As inscrições serão realizadas no local de cada atividade. Confira a programação abaixo:
Programação do IV Ciclo Descomemorar Golpes 2023
– Exposição fotográfica Cidade em curso: arquivos da reportagem (Ponta Grossa, 1980-2000). Abertura do IV Ciclo Descomemorar Golpes: 27/03, 17h (Hall do Bloco B – Campus Central UEPG). Produção: Projeto Lente Quente (coord: Rafael Schoenherr)
– Painel Intentona golpista da extrema-direita de 8/01 contra democracia Brasileira. Palestrantes: Lorena Zomer e Pedro Miranda (Direito) com mediação de Volney Campos (Direito). Dia 28/03, 19h – Mini Auditório de Humanas (Bloco B)
– Entrevista coletiva (29/03, 14h): Escravidão e presença negra nos Campos Gerais. Ilton Martins (Museu Campos Gerais). Local: Laboratório de Telejornal UEPG. Coord: Rafael Schoenherr
– Entrevista coletiva (30/03, 14h): Morar em PG nos 200 anos em memórias de lutas sociais: Convidados: Sra. Claudete Dalabona, Jeverson Tramontin, Leandro Dias (FNL PG). Local: Laboratório de Telejornal UEPG. Agência de Jornalismo (Coord: Sérgio Gadini)
– Entrevista coletiva (30/03, 14h): A invenção de pratos típicos nos Campos Gerais. Convidado: Prof. Marco Aurélio Pereira. Local: Laboratório de Telejornal UEPG
– Mostra de Documentários Descomemorar Golpes (Karina Woitowicz/DeJor). Dia 30/03, 17h (Lab. Telejornal – DeJor) e 31/03, 18h30 (Ocupação Ericson Duarte/FNL PG). Projeto Cultura Plural (Coord: Karina Janz)
– Painel História da Mídia Regional. Participantes: Osni Gomes (A Notícia, Jornal do Estado) e Neomil Macedo (A Notícia, JM, DM e DC). Coord: Marcelo Bronosky (DeJor). Dia 31/03, 6ª-feira, 9h. Campus Central UEPG
– Lançamentos editoriais: selo Olaria Cartonera + lançamento do livro ‘Uma casa em PG’, de Antonio Paulo Benatte. Sexta, 31/03, 19h, Hall Bloco B (térreo) Campus Central UEPG.