Grade Nova
(válida a partir de março de 2018)
Disciplinas Obrigatórias:
Teorias do Jornalismo (3 créditos)
Ementa: Abordagens teóricas dos estudos de jornalismo: percurso histórico. Fundamentos epistemológicos das teorias do jornalismo. Contribuições das teorias da Comunicação e de outras áreas aos estudos em jornalismo. A constituição teórica do campo jornalístico. O jornalismo como forma de conhecimento. Processos de produção jornalística: estruturas operacionais, organizacionais, narrativas e tecnológicas. Implicações sociais do fazer jornalístico.
Metodologias de Pesquisa em jornalismo (3 créditos)
Ementa: A lógica da pesquisa científica. A construção do objeto de pesquisa. O campo da pesquisa em Jornalismo. Questões epistemológicas sobre ciência e método. O método como horizonte conceitual, estratégia norteadora e dispositivo instrumental. Especificidades metodológicas na pesquisa em jornalismo. Os processos de produção como foco de pesquisa e os desafios da investigação no contexto da reconfiguração do jornalismo. Estratégias metodológicas em diálogo (interdisciplinar) com outras áreas de conhecimento. Principais abordagens e propostas de método de pesquisa em jornalismo.
Jornalismo e Convergência Tecnológica (3 créditos)
Ementa: Transformações do jornalismo no contexto histórico das tecnologias da comunicação. O processo de convergência midiática e os dispositivos midiáticos. Mudanças no fazer jornalístico e a construção da notícia. Velocidade e mobilidade como desafios às responsabilidades profissionais.
Jornalismo, Democracia e Poder (3 créditos)
Ementa: Processos de formação da opinião pública em sociedades complexas. Esfera pública e formas de representação política. Papel do Jornalismo na definição de agendas (pública, política e midiática). Mercados jornalísticos, demanda social e disputa de hegemonia. Estado, regulamentação da mídia e controle social da informação. Limites e desafios da autonomia e legitimidade jornalísticas em sociedades democráticas.
Disciplinas Optativas:
Linha 1: Processos de Produção Jornalística
Circulação e Consumo em Jornalismo (3 créditos)
Ementa : Compreensão da circulação e do consumo em processos e produtos midiáticos. Aspectos caracterizadores dos fluxos midiáticos-jornalísticos. Identificação de lógicas de consumo midiático. Dispositivos de circulação de produtos jornalísticos. Estratégias de reconhecimento dos processos de circulação e consumo jornalístico.
Seminário Temático (3 créditos)
Ementa : Aprofundar um eixo temático, a partir de um setor ou campo de estudos do Jornalismo Contemporâneo, propiciando aos estudantes um conhecimento sistematizado, capaz de contribuir para com o desenvolvimento do projeto de pesquisa no Mestrado. Os Seminários Temáticos serão ofertados, a cada semestre, com eixos variáveis, em sintonia com as demandas acadêmicas e a disponibilidade de trabalho e pesquisa dos docentes do Programa.
Seminário Metodológico (3 créditos)
Ementa : Apresentação da versão preliminar dos projetos de pesquisa pelos respectivos autores (estudantes), considerando foco nos aspectos conceituais, metodológicos e técnicas operacionais de investigações, tanto empíricas quanto teóricas. O Seminário deve operar como laboratório de pesquisa entre os participantes dos grupos mantidos pelo PPG Jornalismo.
Linha 2: Processos Jornalísticos e Práticas Sociais
Jornalismo, Cultura e Atores Sociais (3 créditos)
Ementa: Jornalismo, representações sociais e identidades culturais. A mídia na formação do consumo cultural. Produção midiática, globalização e diversidade cultural. Processos de intervenção dos atores sociais no campo midiático. Relações entre jornalismo, movimentos sociais e redes de comunicação. Jornalismo, práticas de cidadania e resistência cultural.
Seminário Temático (3 créditos)
Ementa: Aprofundar um eixo temático, a partir de um setor ou campo de estudos do Jornalismo Contemporâneo, propiciando aos estudantes um conhecimento sistematizado, capaz de contribuir para com o desenvolvimento do projeto de pesquisa no Mestrado. Os Seminários Temáticos serão ofertados, a cada semestre, com eixos variáveis, em sintonia com as demandas acadêmicas e a disponibilidade de trabalho e pesquisa dos docentes do Programa.
Seminário Metodológico (3 créditos)
Ementa : Apresentação da versão preliminar dos projetos de pesquisa pelos respectivos autores (estudantes), considerando foco nos aspectos conceituais, metodológicos e técnicas operacionais de investigações, tanto empíricas quanto teóricas. O Seminário deve operar como laboratório de pesquisa entre os participantes dos grupos mantidos pelo PPG Jornalismo.
Outras disciplinas:
Estágio de docência (EDM): 2 créditos
Orientação de Dissertação de Mestrado (ODM) I: 2 créditos
Acompanhamento das atividades de pesquisa, pelo(a) orientador(a), no segundo semestre de Curso.
Orientação de Dissertação de Mestrado (ODM) II: 2 créditos
Acompanhamento das atividades de pesquisa, pelo(a) orientador(a), no terceiro semestre de Curso.
Grade Antiga
(para as turmas que iniciaram no programa até 2017)
O Programa oferece disciplinas obrigatórias e optativas, que devem totalizar 33 créditos em 4 semestres.
1- Disciplinas Obrigatórias
1.1 -Teorias do Jornalismo
Ementa: Fundamentos da teoria da notícia e do jornalismo. Contribuições das teorias da Comunicação e de outras áreas aos estudos em jornalismo. Diferentes abordagens para a formulação de uma teoria do jornalismo e da notícia. Conceitos de Agendamento Temático (Agenda setting). A noção de gatekeeper e de newsmaking na produção jornalística. Conceitos de objetividade jornalística. Principais teorias do jornalismo: teoria organizacional, teoria do espelho, teoria da ação pessoal ou teoria do gatekeeper, teoria de ação política, teoria estruturalista e teoria interacionista. Rotinas produtivas: seleção e formas de ordenação de notícias, ideologias e intencionalidades.
1.2 – Metodologias de Pesquisa em jornalismo
Ementa: A lógica da pesquisa científica. A construção do objeto de pesquisa. O campo da pesquisa em jornalismo. Planejamento da pesquisa. Elaboração de projeto de dissertação. Métodos e técnicas de pesquisa em jornalismo: análise de discurso, estudos de caso, análise semiótica, métodos qualitativos (etnografia, entrevistas em profundidade, grupos de discussão) e métodos quantitativos (survey, análise estatística, banco de dados).
1.3 – Mídia e Formação da Opinião Pública
Ementa: O debate público. Opinião pública em sociedades complexas. Teorias sobre a esfera pública e a formação da opinião pública. Midiatização do debate. Opinião pública, jornalismo e democracia. Opinião pública e campanhas comunicacionais. Comportamento e cultura social.
1.4 – Jornalismo e Agendamento Temático
Ementa: Surgimento e evolução dos estudos sobre agenda setting. Agenda pública. Agenda política. Agenda midiática. Atores e relações sociais como marcos do agendamento temático. Variáveis da construção da realidade social pelo agendamento temático de mídia nas sociedades complexas. Jornalismo e agendamento temático. Iniciativas e desdobramentos da construção do agendamento temático a partir da emergência das redes (de informação). O agendamento de mídia e a segmentação da informação.
1.5 – Seminário Metodológico
Ementa: Apresentação da versão preliminar dos projetos de pesquisa pelos respectivos autores (estudantes), considerando foco nos aspectos conceituais, metodológicos e técnicas operacionais de investigações, tanto empíricas como teóricas.
2 – Disciplinas Optativas
2.1: Linha 1: Processos de Produção Jornalística
2.1.1 – Jornalismo e Convergência de Mídia
Ementa: Mídia impressa, eletrônica e digital no contexto histórico das tecnologias da comunicação. O processo de convergência midiática e os novos dispositivos de comunicação. O surgimento das redes de computadores – Web. O jornalismo e tecnologias digitais. Mudanças no fazer jornalístico e a construção da notícia em tempo real. A velocidade como o desafio e as novas responsabilidades profissionais. Jornalismo participativo. Ferramentas de comunicação, como Blog, Twitter e Fotolog. O fenômeno da blogosfera e o crescimento do jornalismo online. O real e o ficcional na produção de conteúdos. A linguagem hipermidiática e os novos tipos de participação dos atores sociais no processo comunicacional e no âmbito cultural.
2.1.2 –Mídia Hegemônica
Ementa: A estruturação dos mercados midiáticos-jornalísticos no Brasil. A propriedade cruzada como estratégia das corporações. Lógicas e dispositivos de controle do jornalismo de mercado, estatutos-manuais. Alguns modelos de redação no jornalismo de referência. Táticas de disputa no campo hegemônico do jornalismo e a produção da notícia. O papel do Estado no regramento ou não do campo jornalístico hegemônico.
2.1.3 – Circulação e Consumo em Jornalismo
Ementa: Compreensão da circulação e do consumo em processos e produtos midiáticos. Aspectos caracterizadores dos fluxos midiáticos-jornalísticos. Identificação de lógicas de consumo midiático. Dispositivos de circulação de produtos jornalísticos. Estratégias de reconhecimento dos processos de circulação e consumo jornalístico.
2.1.4 – Seminário Temático
Ementa: Aprofundar um eixo temático, a partir de um setor ou campo de estudos do Jornalismo Contemporâneo, propiciando aos estudantes um conhecimento sistematizado, capaz de contribuir para com o desenvolvimento do projeto de pesquisa no Mestrado. Os Seminários Temáticos serão ofertados, a cada semestre, com eixos variáveis, em sintonia com as demandas acadêmicas e a disponibilidade trabalho e pesquisa dos docentes do Programa.
2.2 – Linha 2: Processos Jornalísticos e Práticas Sociais
2.2.1 – Jornalismo e Cidadania
Ementa: Comunidade, democracia e cidadania. Internet, rádios e tevês comunitárias como espaços de democratização da comunicação. Mídia cidadã: movimentos sociais, terceiro setor e demandas sociais como espaços de atuação profissional. Perspectivas do jornalismo público.
2.2.2 – Mídia, Cultura e Atores Sociais
Ementa: As disputas de poder no campo midiático. Mídia e identidades culturais. Estratégias de uso da mídia pelos grupos sociais. A cultura como forma de expressão dos atores sociais. A mídia na formação do consumo cultural. Articulações entre midiatização e mediação na contemporaneidade. Produção midiática e diversidade cultural. Mídia e a constituição da esfera pública moderna e contemporânea: ideal de liberdade de imprensa e democracia. Intervenções de atores sociais no espaço midiático e a relação entre a mídia e os movimentos sociais.
2.2.3 – Comunicação Popular e Alternativa
Ementa: Elementos históricos na constituição da mídia alternativa como forma de ação política. Abordagem teórica e conceitual sobre comunicação alternativa, popular, comunitária, independente e radical. Experiências de comunicação popular e alternativa no Brasil e as lutas pela democratização da comunicação. Folkcomunicação: conceitos e experiências comunicacionais.
2.2.4 – Seminário Temático
Ementa: Aprofundar um eixo temático, a partir de um setor ou campo de estudos do Jornalismo Contemporâneo, propiciando aos estudantes um conhecimento sistematizado, capaz de contribuir para com o desenvolvimento do projeto de pesquisa no Mestrado. Os Seminários Temáticos serão ofertados, a cada semestre, com eixos variáveis, em sintonia com as demandas acadêmicas e a disponibilidade trabalho e pesquisa dos docentes do Programa.