
A dissertação de Mestrado em Jornalismo, que concedeu o título de mestre à Jessica Danielle de Carvalho, ganhou menção honrosa no Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo 2025, pela categoria ‘Pesquisa Aplicada’. A premiação é organizada, anualmente, pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).
Dissertação de Mestrado
Intitulada como ‘Bissexualidade em pauta: Caminhos para práticas jornalísticas’, a pesquisa foi defendida ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em 2024 e orientada pela professora Drª. Graziela Soares Bianchi.
A pesquisadora buscou compreender a bissexualidade como identidade sexual completa e legítima, além de conhecer o histórico do movimento bissexual brasileiro. Por fim, refletiu sobre como as vivências bissexuais são enquadradas pelo jornalismo brasileiro, através de coberturas diante desta temática.
A mestre comentou sobre a felicidade em ganhar menção honrosa no prêmio mais importante de pesquisa em Jornalismo do país. Ela também refletiu sobre como tal reconhecimento abre portas para debates sobre a diversidade sexual e de gênero: “Eu me lembrei de quando ainda estava cursando o mestrado e descobri a pesquisa da Márcia Veiga da Silva, que venceu a categoria melhor dissertação de mestrado em 2011. É fundamental que prêmios tradicionais sigam reconhecendo trabalhos que se propõem a questionar a tradição e repensar o modo como fazemos jornalismo”.
Sobre o Prêmio Adelmo Genro Filho
O Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo foi criado pela SBPJor, em 2004, e se destina a reconhecer a qualidade do trabalho acadêmico realizado nas universidades ou nos centros/institutos de pesquisa. A premiação ocorre todo ano, com o objetivo de identificar quais pesquisadores apresentaram contribuições relevantes para o campo da pesquisa em jornalismo.
Esta é a segunda menção honrosa, de uma pesquisa científica orientada pela professora Drª. Graziela Soares Bianchi, que ganha menção honrosa neste prêmio. A primeira vez foi em 2023, com o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da egressa da graduação em Jornalismo da UEPG, Marcia Daniela Pianaro Valenga. A pesquisa ‘A Nova Forma De Assistir O Jornalismo: Uma Análise De Recepção Dos Produtos Jornalísticos Disponíveis No Streaming Globoplay’, também ganhou o Prêmio Intercom 2023, daquele ano.