Docentes e mestrandos do PPGJor participam do 16º SBPJor

Lançamento de livros e apresentação de trabalhos estão entre as atividades a ser realizadas em São Paulo (SP).

O Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo estará representado no 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), que ocorre nos próximos dias 7, 8 e 9 de novembro, na FIAM-FAAM Centro Universitário, campus Ana Rosa, em São Paulo (SP). O evento irá discutir, entre outros assuntos, as tensões do campo nas pesquisas em jornalismo, além dos estudos das coberturas de conflitos e guerras.

Na quinta, dia 8, a partir das 20h, acontece o lançamento de livros e nesse espaço, o mestrado também estará representado. As professoras Graziela Soares Bianchi, Karina Janz Woitowicz e Paula Melai Rocha lançam Gênero, Mídia e Lutas Sociais: percepções críticas e experiências emancipadoras (Editora da UEPG, 2018, 196 páginas); o professor Sérgio Luiz Gadini, em parceria com a professora Elaine Javorski, Ombudsman no jornalismo brasileiro(Insular, 2018, 184 páginas). Por fim, o mestrando Mauri König também lança sua obra Nos bastidores do mundo invisível (Cursiva, 2018, 508 páginas).

O evento também contará com apresentações de trabalhos, de acordo com sessões temáticas e coordenadas, de acordo com a programação abaixo. Mais informações pelo link da SBPJor: https://sbpjor16.wixsite.com/sbpjor .

08 de novembro (quinta-feira)
Sessão temática: Fundamentos teóricos e epistemológicos do jornalismo
A ‘compreensão’ em Otto Groth como modo de contemplação do objeto: em busca da autonomia da pesquisa em jornalismo (Hebe Maria Gonçalves de Oliveira, Matheus Henrique Lara).

Sessão temática: Jornalismo e relações de gênero: das violências ao diálogo possível
* O lugar do jornalismo no continumm entre discussões de gênero e violência contra a mulher (Graziela Soares Bianchi, Naiara Namma Perdigão Persegona).

Sessão coordenada: RENOI – Estudos sobre a crítica de mídia jornalística no Brasil
* Jornalismo independente: ombudsman e espaço para interação com leitores (Luciane Justus dos Santos e Marcelo Engel Bronosky)

09 de novembro (sexta-feira)
Sessão temática: Jornalismo e política
* A greve das universidades estaduais no jornal Paraná TV 1ª edição (RPC TV): Enquadramentos e temas predominantes no período da mobilização em 2016 (Rafael Silva Buiar).

Sessão temática: Jornalismo regional e local
* O Agendamento de Temas Regionais nos Diários Impressos de Ponta Grossa (PR) (Edilene dos Santos Ogura).

Sessão temática: Estudos de capas e a centralidade do processo jornalístico
* Quando o jornalismo se torna protagonista: o caso do grupo de investigação da RBS (Mauri Konig, Guilherme Carvalho).

Sessão temática: Jornalismo, memória e identidade
* Agendamento da agenda ou da cultura junina? Um estudo comparativo da cobertura sobre o Arraiá da Mira e o São João de Todos (Regilson Furtado Borges).

Sessão coordenada: RENOI – Experiências de Ombudsman no Jornalismo Brasileiro
* Reflexões sobre uma experiência de ombudsman no Jornal da Manhã (PR) (Sérgio Luiz Gadini).
* Os valores jornalísticos pelas lentes dos ombudsmen nos jornais brasileiros (Daniela Borcezi).

Sessão coordenada: Trabalho e Identidade dos Jornalistas: trajetórias, carreiras e perspectivas de atuação profissional
* Trabalho e Identidade dos Jornalistas: trajetórias, carreiras e perspectivas de atuação profissional (Andresa Kikuti e Paula Melani Rocha).

Sessão coordenada: Fundamentos teóricos do Jornalismo: cultura, autoridade e práxis
* As características dos jornais como poder cultural: releituras da teoria do jornalismo proposta por Otto Groth (Cíntia Xavier e Felipe Simão Pontes).