Documentarista ministra palestra no Curso de Jornalismo nesta sexta-feira

Na próxima sexta-feira (11), o professor André Queiroz, da Universidade Federal Fluminense, realiza a palestra “ Mídia, cultura e resistência: A produção cultural como espaço de memória e identidade dos movimentos sociais ”, às 9 horas, no Pequeno Auditório do Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A atividade integra o evento “Cinema e memória na América Latina”, promovido pelo Programa de Mestrado em História da UEPG, que acontece nos dias 10 e 11 de maio e prevê palestras com o professor e exibição de documentários de sua autoria em sessões do projeto Tela Alternativa.

André Queiroz é professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Instituto de Arte e Comunicação Social e desde 2011 dedica-se ao regate dos processos históricos, políticos e sociais das ditaduras no Cone Sul. Documentarista, dirigiu os documentários “El pueblo que falta”, que será exibido no auditório do PDE em Uvaranas às 19 horas do dia 10, e “Araguaia, presente!”, apresentado ao público no grande auditório, às 19 horas do dia 11, em uma programação do Tela Alternativa.

A palestra direcionada ao curso de Jornalismo é resultado da parceria entre o Mestrado em Jornalismo e o Mestrado em História. “Ações conjuntas como esta permitem ampliar o debate sobre temas transdisciplinares de relevância na atualidade, como o papel da produção cultural na memória das lutas sociais”, observa a professora Karina Janz Woitowicz, coordenadora do Mestrado em Jornalismo