O curso de Jornalismo e o PPGJor possui tradição na extensão universitária, com projetos que permitem aos estudantes da graduação e da pós-graduação ampliar suas experiências em atividades aplicadas e de pertinência social. Parte significativa dessa história foi registrada no livro “Extensão Universitária & Jornalismo: caminhos possíveis”, publicado pelos professores Muriel Emídio Pessoa do Amaral (então pós-doutorando do PPGJor), Marcelo Engel Bronosky e Ivan Bomfim (professores permanentes do PPGJor).
Agência de Jornalismo
A Agência tem como foco dar visibilidade para as atividades de grupos e movimentos sociais que fazem parceria com o projeto. Ativo desde 2003 no Departamento de Jornalismo da UEPG, tem como objetivo utilizar o poder da comunicação de forma estratégica aos diferentes segmentos sociais que precisam de algum tipo de auxílio ou apoio.
Esta comunicação se dá a partir de uma interação realizada com a Rádio Comunitária Nova Rússia (Rádio Princesa FM 89,7) e a Associação das Entidades Usuárias do Canal Comunitário (TVCom PG, canal 17 Net cabo). Por meio dessas atividades, é possível trazer maior visibilidade para grupos que não possuem espaço nas mídias comerciais de Ponta Grossa e região.
Coordenador
Sérgio Luiz Gadini
Links úteis:
Youtube: www.youtube.com/@agenciauepg
Instagram: www.instagram.com/agenciajornalismouepg/
Facebook: www.facebook.com/AgenciaJornalismoUepg/
Alô mulheres
O “Alô mulheres” tem como objetivo geral empoderar mulheres e formar lideranças junto ao público feminino da Ocupação Ericson Duarte em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná. Como método, o projeto utiliza práticas sociais de comunicação na instrumentalização da garantia aos direitos humanos e do cumprimento de políticas públicas. Assim, por meio da extensão, visa contribuir para a construção de uma rede de mulheres, fortalecendo as ações coletivas, a intervenção no processo de implementação de políticas públicas e as práticas solidárias na referida comunidade.
Desde março de 2023, o “Alô Mulheres!” promove oficinas de produção de currículos, beleza e autocuidado, absorventes reutilizáveis, produção de cartoneras, além de rodas de conversa com gestantes e oficinas de comunicação comunitária, entre outras ações.
Nas execuções, esta iniciativa conta com a participação dos cursos de Jornalismo, Direito, Serviço Social e os programas de pós-graduação em Estudos da Linguagem e Jornalismo da UEPG, além da parceria com o projeto de extensão Elos – Jornalismo, Direitos Humanos e Formação Cidadã e do Movimento Popular de Luta (MPL) de Ponta Grossa.
A continuidade do Alô Mulheres! entrelaça a UEPG com a comunidade da Ocupação Ericson Duarte em uma relação significativa para a formação de indivíduos mais conscientes e ativos na defesa de seus direitos e na busca por melhorias para seus territórios. O projeto também conta com o apoio da Fundação Araucária, por meio do Programa Mulheres Paranaenses: Empoderamento e Liderança.
Coordenação:
Karina Janz Woitowicz
Paula Melani Rocha
Links úteis:
Instagram: https://www.instagram.com/alomulheres.uepg/
Combate à Desinformação nos Campos Gerais
O projeto de extensão “Combate à Desinformação (em defesa da Democracia)” objetiva discutir os riscos de circulação de notícias falsas nas sociedades contemporâneas. Em atividade desde 2019, realiza diálogos e entrevistas com convidados por meio de lives e conversas abertas e produz peças audiovisuais que visam orientar e esclarecer os moradores da região dos Campos Gerais do Paraná da importância do esclarecimento e da formação da opinião pública ao exercício da cidadania. As peças de mídia audiovisual circulam em veículos comunitários, redes sociais digitais e demais espaços de projeção institucional de entidades ou organizações sociais sem fins lucrativos.
A iniciativa extensionista local integra, assim, um programa nacional, lançado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 2021 e visa dialogar e desenvolver ações para contribuir no alerta público de que a circulação de informações falsas pode: (i) comprometer as lutas democráticas por políticas públicas; (ii) ameaçar aos Direitos Humanos e, em última instância; (iii) comprometer as bases constitucionais da democracia no Brasil.
Coordenação:
Marcelo Engel Bronosky
Sérgio Luiz Gadini
Manoel Moabis Pereira dos Anjos
Links úteis:
Site Oficial: https://combateadesinformacao.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/combateadesinformacao/
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100084919473293
Cultura Plural
O Cultura Plural é um projeto de extensão do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) que objetiva dar visibilidade aos grupos e artistas populares de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais do Paraná por meio da produção jornalística na área cultural. Criado em agosto de 2011, com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte/Ministério da Cultura), o site produz reportagens, vídeos, fotos e conteúdos multimídia que tematizam e difundem a cultura, com ênfase nas manifestações populares.
Entre os objetivos do projeto, destaca-se o acompanhamento sistemático de ações e eventos culturais; a produção de conteúdos multimídia (em texto, foto, vídeo, áudio e redes sociais) sobre temas pertinentes à cultura; a parceria com artistas, grupos e entidades no desenvolvimento de ações culturais; e o registro e a visibilidade da produção cultural local e regional.
Este projeto está vinculado ao grupo de pesquisa Jornalismo Cultural e Folkcomunicação,
do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da UEPG, com o propósito de motivar a realização de produções técnicas com caráter de difusão cultural e contribuir para a produção do saber científico ancorado nas demandas sociais. Com o Cultura Plural, busca-se contribuir para o reconhecimento do patrimônio imaterial na região e servir como forma de registro e preservação da memória histórica e cultural do Paraná.
Destaca-se também o impacto social direto. O Cultura Plural é um projeto de extensão feito por professores e acadêmicos que reverbera diretamente na comunidade externa, além da divulgação e cobertura de eventos culturais, também é responsável pelo fomento à cultura produzindo eventos, feiras e amostras em Ponta Grossa.
Coordenação:
Karina Janz Woitowicz
Rafael Schoenherr
Sérgio Gadini
Ivan Bomfim
Democracia e direitos humanos
O projeto de extensão “Democracia e Direitos Humanos em Debate: Nas ondas da Rádio Comunitária Princesa (FM 87,9)” foi realizado entre 2020 e 2024, visando promover o debate público sobre questões que perpassam os temas democracia e direitos humanos. A proposta consistiu na produção de entrevistas jornalísticas voltadas para veiculação na Rádio Comunitária Princesa, situada no bairro Nova Rússia, em Ponta Grossa, além das plataformas digitais sonoras e sites extensionistas como o Elos. Com isso, o projeto também trabalhou para fortalecer os canais abertos entre Universidade e Comunidade e possibilitar a atuação e envolvimento de estudantes de jornalismo em práticas de comunicação e jornalísticas.
Coordenação:
Hebe Maria Gonçalves de Oliveira
Links úteis:
Spotify: https://open.spotify.com/show/22JIsQ3JstmUK4FpyLj8hw
Site Oficial: https://elos.sites.uepg.br/editoria/democracia-e-direitos-humanos/
Elos
O projeto de extensão Elos (Direitos Humanos, Jornalismo e Formação Cidadã) tem como objetivo pautar assuntos jornalísticos que envolvem direitos humanos, gênero e cidadania. Em atuação desde 2016, o Elos surgiu com o propósito de veicular tais assuntos, que geralmente são esquecidos pela mídia tradicional, ao produzir textos, entrevistas, áudios e pequenos vídeos. Temas como: direito à moradia, pluralidade de opiniões, feminismo, comunidade LGBTQIAPN+ e liberdade religiosa são os destaques do projeto de extensão.
Os conteúdos circulam no site e nas redes sociais do projeto, mesmo espaço em que são veiculadas as colunas de especialistas sobre questões indígenas, gênero, raça e direitos humanos. Além dos conteúdos citados, o projeto Elos também desenvolve eventos, projetos sociais e oficinas de criação de jornal laboratorial nos colégios públicos da cidade.
São parceiros do Elos projetos como Alô Mulheres, Movimento Popular de Luta (MPL-PG), Comissão Permanente de Acompanhamento e Avaliação de Cotas da UEPG e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Ponta Grossa.
Um dos produtos destaques do Projeto Elos é o documentário Sobre Vivências Travesti, produzido em parceria com a ONG Renascer. O filme trata da trajetória das primeiras travestis de Ponta Grossa/PR (Debora Lee e Fernanda Riquelme) e da militância que exercem junto à população LGBTQIA+. As narrativas revelam como as travestis sobreviveram à repressão, à epidemia de HIV/Aids e às múltiplas violências que marcaram suas vidas.
Você pode conferir o documentário pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=YA7TRjbdAKc
Coordenação:
Paula Melani Rocha
Graziela Bianchi Soares
Karina Janz Woitowicz
Lente Quente
Por meio da prática fotográfica, o Lente Quente tem como propósito registrar a cena cultural de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais diariamente, a fim de garantir uma cobertura ampla de diferentes manifestações e aspectos do circuito cultural local. Em atividade desde 2010 com publicações em suas plataformas digitais, o projeto fortalece o campo cultural uma vez que garante um registro e arquivo midiático das diversas manifestações – sendo elas artes cênicas, artes visuais, esportes, ocupação do espaço urbano, atores sociais, entre outras.
Para garantir maior contato com a comunidade externa, o Lente Quente promove circulação de mostras fotográficas em diferentes espaços de Ponta Grossa, sendo um deles o cursinho popular da Igrejinha de Uvaranas, e a criação de portfólios culturais de diferentes espaços e atores culturais.
Coordenação:
Rafael Schoenherr
Links úteis:
Flickr:https://www.flickr.com/photos/lentequente
Instagram: https://www.instagram.com/lentequente/
Youtube: https://www.youtube.com/@ProjetoLenteQuente
Núcleo de Produção Audiovisual
O Núcleo de Produção Audiovisual (NPA), iniciado em 2017, é um projeto de extensão que integra a Agência de Jornalismo da UEPG. Tem como propósito coordenar, executar e oferecer suporte na criação, edição e divulgação de conteúdos audiovisuais em Ponta Grossa e região, especificamente a demandas de entidades sociais, organizações não-governamentais, associações e sindicatos.
O núcleo é composto por professores, um profissional jornalista e por estudantes bolsistas e voluntários da graduação e da pós-graduação da UEPG. Seu trabalho visa também fomentar colaborações que promovam a produção de conteúdos voltados para a formação, educação e divulgação de projetos relevantes tanto para a comunidade local quanto para a Universidade Estadual de Ponta Grossa.
O NPA oferece aos seus membros a oportunidade de se envolver em uma ampla gama de projetos, promovendo um ambiente de aprendizado dinâmico e colaborativo. Ao estabelecer parcerias com iniciativas junto a comunidade, o núcleo vai além do desenvolvimento técnico, a interação com essas iniciativas não só aprimora habilidades práticas, mas também fortalece a consciência social e comunitária dos envolvidos.
Coordenação:
Felipe Simão Pontes
Cíntia Xavier
Manoel Moabis Pereira dos Anjos
Links úteis:
Youtube: https://www.youtube.com/@nucleodeproducaoaudiovisua1565
Instagram: https://www.instagram.com/npa_uepg?igsh=b21vNXY2eWZ3MXk2