Jornalismo apela aos dirigentes estaduais pela nomeação de professores concursados na UEPG

O Departamento de Jornalismo e o Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) apelam ao Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, ex-reitor da UEPG João Carlos Gomes, bem como ao Tribunal de Contas do Paraná, Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e Ministério Público de Ponta Grossa, buscando garantir a imediata nomeação de professores efetivos já aprovados em concurso público realizado há mais de um ano, em 2016.

A situação do quadro docente de Jornalismo registra um alto percentual de colaboradores, que estão limitados de atuar na pós-graduação – conforme orientação da CAPES – e, ao mesmo tempo, possuem contratos precários de trabalho, voltadas apenas ao ensino da graduação. Dos 17 professores atualmente em atividade no Curso de Jornalismo, 10 fazem parte do quadro efetivo e 7 são colaboradores. A situação compromete, além do planejamento das ações de pesquisa e extensão, a manutenção e o fortalecimento do Mestrado em Jornalismo da UEPG.

Diante desta situação, solicitam imediatas providências, considerando que a nomeação de professores aprovados em concurso praticamente nada encarece ao Estado, uma vez que o curso teria reduzido o número de colaboradores. Oportuno lembrar que a recomendação de reduzir o percentual de colaboradores é uma luta antiga nas universidades públicas e o próprio Tribunal de Contas do Estado (TCE) já recomendou, por diversas vezes, a gradual substituição de temporários por professores efetivos.

Na lista de aprovados ao concurso, o Departamento de Jornalismo possui três docentes, que aguardam nomeação pelo governo do Estado. A urgência do pedido justifica-se pelo fato de o PPG Jornalismo contar, neste momento, com apenas nove professores em quadro permanente, abaixo do mínimo indicado pela coordenação da área na CAPES (Comunicação e Informação), que prevê 10 docentes em um PPG.

A presente solicitação já foi apresentada aos setores responsáveis pela administração da UEPG em julho de 2017. E, considerando urgência em planejar o ano letivo de 2018, quando a pós-graduação entra no segundo ano da avaliação quadrienal, o Curso e o Mestrado em Jornalismo necessitam, com urgência, de apoio para garantir a nomeação de docentes já aprovados em concurso público.