Jornalismo UEPG abre inscrições para seleção ao mestrado

Estão abertas as inscrições para a seleção ao Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para ingresso no primeiro semestre de 2019. O prazo inicia nesta sexta-feira (2) e encerra em 19 de outubro de 2018 através da internet.
Serão ofertadas nesta seleção 15 vagas, conforme prevê o edital 11/2018. Pela primeira vez o Programa adota políticas afirmativas para ingresso, com reserva de quatro vagas para candidatos(as) autodeclarados(as) negros(as). Além disso, serão ofertadas, em caráter adicional: uma vaga para indígenas; uma para pessoas com deficiência – nos termos da Portaria Normativa nº 13/2016 do Ministério da Educação; uma para candidatos(as) Trans (Transexuais, Transgêneros e Travestis); uma vaga para candidatos(as) estrangeiros(as) com status de refugiados ou portadores de visto humanitário – nos termos do Art 1 da Lei 9474 de 22 de julho de 1997; uma vaga para servidores técnico-administrativos da UEPG.
Em caso de não preenchimento das vagas reservadas para autodeclarados negros, a critério da Comissão de Seleção, elas poderão ser convertidas para ampla concorrência.
Dentro da área de concentração “Processos Jornalísticos”, o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo disponibiliza as linhas de pesquisas “Processos de Produção Jornalística” e “Processos Jornalísticos e Práticas Sociais”. No edital, é possível conferir a especificidades de cada uma e o corpo docente do Mestrado.

Inscrição
Podem se inscrever todos(as) os(as) portadores(as) de títulos de graduação plena. Para concorrer à seleção, o(a) candidato(a) deve se inscrever via internet entre 02 de agosto a 19 de outubro de 2018, além de pagar a taxa de R $130 mediante boleto bancário, gerado na própria inscrição eletrônica. A data da homologação das candidaturas é dia 1 de novembro de 2018.
A entrega dos documentos de inscrição deverá ser feita em dias úteis das 13h30 às 17h (de 02/08/2018 a 19/10/2018), no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, sala 102, Bloco D, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Campus Central, Praça Santos Andrade, 1 – CEP 84.010-790 – Ponta Grossa/Paraná. A entrega poderá ser feita via Sedex com data de postagem no mesmo período.

Seleção e cronograma
A seleção para o ingresso ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo se dará em três etapas: (1ª) prova escrita dissertativa; (2ª) análise do anteprojeto de pesquisa; e (3ª) apresentação (defesa) do anteprojeto.
A pontuação mínima para aprovação a ser alcançada nas duas etapas eliminatórias é sete (7,0), de um valor máximo dez (10,0).
A primeira etapa (prova escrita) acontece no dia 19/11/2018, das 14h às 17h. A etapa seguinte (exposição do anteprojeto) está programada para os dias 20 e 21/11/2018, das 8 às 12h e/ou 13h30 às 17h30.
O resultado do processo seletivo será divulgado até o dia 12/12/2018.
Link para o edital: http://pitangui.uepg. br/propesp/ppgjor/editais/ 2018/Edital112018.pdf
Link para a inscrição: https://sistemas. uepg.br/stricto/inscricao/