
Estudantes e docentes da graduação e do Mestrado em Jornalismo da UEPG participam do Intercom Sul, principal congresso da área de comunicação da região. A delegação apresenta na cidade de Chapecó, no oeste catarinense, nove trabalhos, entre relatos de extensão, de iniciação científica e de pós-graduação, dentro da programação da Jornada de Extensão e dos Grupos de Trabalho (GTs). O evento começou na quinta-feira (3) e encerra neste sábado (5).
“A participação dos nossos estudantes em evento de tal envergadura só indica a tendência de fortalecimento de pesquisas e estratégias de extensão em jornalismo nesse contato produtivo com demais grupos e experiências de outras universidades”, afirma o professor Rafael Schoenherr, que ao lado da professora Karina Janz coordena o GT de Folkcomunicação, Mídias Regionais e Diversidade Cultural.
“Estávamos com muita expectativa para o evento. São mais de mil inscritos, de diferentes partes da região Sul. Como o tema é (re)pensar a comunicação, preparamos uma programação que discute temas emergentes da comunicação, a partir das reconfigurações do nosso campo, em um diálogo entre academia e mercado”, comenta Marlon Santa Maria Dias, da organização do evento e professor da UnoChapecó, que sedia o encontro. “E, claro, pensamos nos detalhes para acolher bem as pessoas que vieram a Chapecó, a fim de tornar essa experiência de evento incrível e acolhedora, ainda mais nesse frio”, completa.
O curso de Jornalismo da UEPG levou ao debate no evento, reflexões com base nas experiências dos projetos de extensão Estratégias de Combate à Desinformação, Cultura Plural e do coletivo de fotógrafos Lente Quente. Pelo Mestrado em Jornalismo, os pesquisadores Pablino Cárceres Paredes, Elaine Barcellos de Araújo e Sofia Villagra compartilham resultados de investigações distintas sobre mídias digitais e visibilidade social dos problemas de moradia.
Já as pesquisas de graduação apresentadas enfocaram práticas de jornalismo cultural na imprensa em Ponta Grossa nas décadas de 1980 e 1990, bem como a transversalidade das políticas culturais do município. Os professores Kevin Furtado e Sergio Gadini compartilharam indicações sobre práticas folkcomunicacionais na trajetória do papa Francisco.
Parte das pesquisas e das extensões que foram apresentadas possuem financiamento de bolsas Propesp, Proex, Fundação Araucária, CNPq e Capes.
Foto: Kassiana Quadros