Jornalismo UEPG participa do Encontro Nacional da Alcar

O evento contou com apresentação de trabalhos de pesquisadores da graduação e do mestrado, além de lançamentos de livros

O XI Encontro Nacional da História da Mídia (Alcar) reuniu centenas de pesquisadores na Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. O evento, que ocorreu entre os dias 8 a 10 de junho, discutiu as manipulações midiáticas em perspectiva histórica. O curso de Jornalismo da UEPG teve presença destacada nas discussões. Foram cerca de 10 trabalhos de professores, alunos de graduação, mestrandos e mestres do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, além de participação em mesas de debates e lançamento de livros.

Para a diretora científica da Alcar e coordenadora do Mestrado em Jornalismo, professora Karina Janz Woitowicz, a participação representativa do curso no evento é resultado da trajetória de pesquisas em história da mídia desenvolvida na graduação e na pós. “O interesse em realizar registros e análises da história da mídia regional tem marcado as pesquisas de professores e estudantes da UEPG. Além disso, em 2016 sediamos o Encontro Regional de História da Mídia, que motivou o curso a pesquisar nesta área”.

Letícia de Queiroz, aluna do curso de graduação, foi uma das apresentadoras de trabalho. Segundo ela, os debates promovidos pelos grupos de trabalhos agregaram uma diversidade de conhecimento para os professores, alunos e pesquisadores. “O evento trouxe debates pertinentes sobre manipulação midiática, literatura, comunicação e o jornalismo em diversos segmentos. A pluralidade de temas e a própria ideia de apresentação de trabalhos causou uma reflexão ampla e rica”.

Mariana Fraga, aluna do Mestrado em Jornalismo, também participou do evento com apresentação de trabalho. Para ela, os debates e palestras foram extremamente proveitosos, pois todas as discussões estavam articulados com as questões do jornalismo contemporâneo. “A partir de uma perspectiva histórica foi possível ampliar o debate para a nossa realidade”, observa.

A participação do curso de Jornalismo também se deu na sessão de lançamento de livros. “Jornalismo em tempo de complexidade: imbricações em mídia, política e atores coletivos”, organizado pelas professoras Hebe Gonçalves e Maria Lúcia Becker, “Jornalismo, mídia e sociedade: experiências na região tocantina”, organizado por Roseane Pinheiro e os ex-alunos do Mestrado em Jornalismo Nayane Brito, Rodrigo Reis e Thays Reis e “Cobertura Eleitoral no Radiojornalismo”, de Luãn Chagas, também ex-aluno do Programa, fizeram parte da programação.

O evento contou ainda com a participação do professor Sérgio Luiz Gadini, que esteve presente na mesa de debate “100 anos da Revolução Russa: mídia, imaginários, representações e temores”, que discutiu as representações midiáticas do movimento.