Nilda Jacks aponta o Jornalismo como a área que mais cresce nos estudos de recepção

A professora Nilda Jacks, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e com Pós-doutorado em Comunicação na University of Copenhagen e na Universidade Nacional da Colômbia, esteve na manhã desta quinta-feira (17) na coordenação do Mestrado em Jornalismo para diálogo com docentes e discentes do Programa.

A pesquisadora em estudos de recepção relatou suas experiências de pesquisa em rede na América Latina e no Brasil e doou para o Programa três livros na qual é organizadora: “Meios e Audiências II – a consolidação dos estudos de recepção no Brasil”, “Epistemologias, Comunicação e Informação” e “Porto Alegre Imaginada”.

Nilda Jacks disse que tem notado o crescimento das pesquisas de recepção na área do Jornalismo na última década, tanto em Mestrado quanto Doutorado. “Eu considero que isso tem haver com dois fatores: o interesse teórico dos estudos na perspectiva da recepção e pela condição inexorável da convergência midiática com a presença do leitor dentro do fazer jornalístico”.

Na tarde desta quinta e sexta-feira, a professora ministra o curso “Pesquisa de Recepção” para estudantes regulares e especiais do Mestrado em Jornalismo e também para alunos de outras pós-graduações. Às 9h30 da sexta-feira, ela ministra palestra aberta para estudantes de Jornalismo no auditório da UEPG. O curso e a palestra foram viabilizados com recursos de projeto apoiado em edital do CNPQ.