Palestras do Seminário de Inverno discutem “Jornalismo em contexto de crises”

O 19º Seminário de Inverno de Estudos em Comuniçação discute o tema: “Jornalismo em contextos de crises” com a proposta de refletir sobre as diferentes dimensões das transformações pelas quais passa o jornalismo contemporâneo. Para fomentar o debate haverá três palestras durante o evento sobre perspectivas diante das crises no jornalismo. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e Departamento de Jornalismo da UEPG.

“O jornalismo regional em contexto de crises” é o tema da primeira palestra que abre o evento na segunda-feira (15) às 18h30. O palestrante será o professor e jornalista José Carlos Fernandes, atuante na profissão há mais de 20 anos. Segundo ele, é quase impossível formar público de jornal no curto espaço de tempo em que uma crise se instala. “Outro agravante? Nem a profissão está organizada para lidar com isso, muito menos os donos de jornais – não raro mais atentos ao jornalismo como negócio do que como missão”, complementa.

A segunda palestra ocorre na terça-feira (16), às 18h30, com o tema “Crise do Jornalismo e o trabalho comunicacional: uma abordagem ontológica” e terá como palestrante o professor do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas, (UFM) Rafaell Berllan. Atualmente ele conduz um projeto de pesquisa para analisar a crise do jornalismo enquanto fenômeno das transformações do mundo do trabalho.

O professor da Universidade Federal do Goias (UFG), Nilton José Rocha, ministra a terceira palestra na quarta-feira (17), às 18h30, sobre o tema “Jornalismo e extensão: desafios conceituais e práticos”. O evento reúne estudantes (de graduação e pós-graduação), profissionais e docentes dos cursos da UEPG e demais instituições de ensino superíor do país para aprofundar o cenário jornalístico diante as turbulências políticas e econômicas do brasil.

Programação: O Seminário de Inverno começa na segunda-feira (15) e encerra na sexta (19). Durante os cinco dias, haverá palestras e apresentação de trabalhos no Pequeno Auditório do campus central da UEPG. A programação começa sempre as 18h30, com palestras nos três primeiros dias e apresentação de artigos a partir das 20h. Na quinta e sexta-feira, as apresentações de trabalhos começam às 18h30.