A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior) publicou nesta segunda, 12, os resultados da avaliação quadrienal 2021-2024, com o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG alcançando o conceito 5, nota máxima para programas com o curso de Mestrado.
A avaliação quadrienal é a principal ferramenta do Ministério da Educação para a garantia da qualidade dos programas de pós-graduação no país, e baseia-se em informações das atividades do programa no período avaliado, fornecidas por meio da Plataforma Sucupira. Os dados são avaliados por comissões de especialistas e pelo CTC (Conselho Técnico-Científico). Entre os critérios avaliados, estão o nível de formação dos docentes, a produção científica docente e discente e o impacto social do programa.
Com a obtenção do conceito 5, o PPGJor passa a ter mais acesso a recursos como bolsas e convênios, além de fortalecer os currículos Lattes de discentes e egressos.
Seleção de novos discentes para 2026 está aberta
O PPGJor/UEPG está recebendo inscrições para o Mestrado e a primeira turma de Doutorado, com início das aulas em março. Para informações sobre o calendário de seleção, instruções para inscrição e bibliografia obrigatória, confira o edital.
Em atividade desde 2013, o PPGJor da UEPG é o único do Paraná e o segundo do Brasil voltado especificamente para estudos de Jornalismo. Em 2025, o Programa sediou o 23° Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor) e o 15º Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor), além da terceira edição dos Encontros Internacionais de Pesquisa em Jornalismo (Reijor).
