PPGJor UEPG lamenta fechamento da Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Tuiuti

Professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lamentam o anúncio da descontinuidade (na prática, fechamento) do Programa em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). O programa foi o primeiro de pós-graduação na área no estado do Paraná, fundado no ano 2000.

Os integrantes do PPGJor UEPG manifestam solidariedade com os docentes e pós-graduandos do PPGCOM-UTP por considerar a decisão, sem o necessário debate com a comunidade diretamente afetada, indiferente à contribuição histórica do referido Programa na pesquisa e formação de recursos humanos em comunicação ao Sistema Nacional da Pós-Graduação.

O Programa da UTP formou mestres e doutores que contribuem para com o desenvolvimento da pesquisa em comunicação no Paraná e no Brasil. O fechamento de mais um programa de pós-graduação evidencia a fragilização da área em nível regional. Neste momento, espera-se que os atuais gestores reavaliem a decisão de encerrar o funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da UTP.

E, por fim, espera-se que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) passe a tomar medidas capazes de evitar decisões unilaterais que não atendem aos interesses e necessidades definidas em planos de pós-graduação quando da criação de programas, evitando assim que diversos pesquisadores (Estudantes e Docentes) tenham prejuízos diretos sem condições de questionar ou planejar trajetórias de formação em pesquisa e pós-graduação.

Ponta Grossa/PR, 31 de Maio de 2024.