Presidente do TRE participa do lançamento da campanha ‘PG contra Desinformação’ que acontece durante todo o período eleitoral de 2024

                                     A campanha é organizada pelo grupo de extensão e pesquisa do PPGJor-UEPG                                       “Combate à Desinformação nos Campos Gerais”

 

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, é um dos convidados com presença confirmada no lançamento da campanha ‘PG contra a Desinformação’, que acontece na segunda-feira, 12/08, às 19 horas, no Grande Auditório do campus central da UEPG. Victor Durigan, coordenador do Programa Nacional de Combate à Desinformação, sob gestão do Supremo Tribunal Federal (STF), também confirmou presença com participação remota.

Ao longo do ano, diversas ações e iniciativas têm sido realizadas em todo o Brasil para discutir a importância de fortalecer os espaços de representação e alertar para os riscos da desinformação. A campanha PG Contra Desinformação busca desenvolver ações possíveis e solidárias para combater a desinformação, em consonância com a legislação vigente durante o período eleitoral municipal.

A ação faz parte da rede nacional de entidades e instituições participantes do Programa Nacional de Combate à Desinformação, sob a coordenação do Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo é combater o compartilhamento de notícias falsas e desinformação, especialmente nas eleições de 2024, com representantes da sociedade civil organizada, movimentos e entidades sociais sem fins lucrativos, integrantes do Poder Judiciário, Ministério Público, profissionais da imprensa e a Ordem dos Advogados do Brasil.

Na avaliação do coordenador do projeto de extensão Combate à Desinformação, professor Sérgio Gadini, a iniciativa busca um compromisso coletivo para garantir eleições em condições de respeito para que todas candidaturas candidaturas assumam o compromisso de combater e não promover a desinformação. “A participação efetiva de profissionais da comunicação, integrantes do poder judiciário e as candidaturas dos partidos políticos pode fortalecer um debate necessário capaz de informar a população sem fake news”, avalia.

Skip to content