(42) 3220-3379 / (42) 2102-8631
ppgjor@uepg.br

Professor do Paraguai discute parcerias com pesquisadores do PPGJor/UEPG

Docente da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA), o professor do Paraguai, Anibal Pozzo, foi o convidado da primeira edição de 2026 do Diálogos Internacionais de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJor) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O encontro realizado na última segunda-feira (06) no campus central da UEPG contou a presença dos professores titulares do PPGJOR e alunos do mestrado.

Pozzo esteve em Ponta Grossa para participar do painel ‘Ditaduras no Mercosul’ na abertura do VII Ciclo Descomemorar Golpes, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e grupo ‘Combate à Desinformação nos Campos Gerais’.

“O evento Diálogos Internacionais de Pesquisa é um momento histórico do curso desde a implantação da pós-graduação e tem como objetivo compartilhar experiências de pesquisa e estabelecer novas parcerias”, destaca o professor Felipe Simão Pontes, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UEPG.

No bate-papo com os professores e alunos da pós-graduação, Pozzo fez uma breve trajetória de suas linhas de pesquisa, que abordam jornalismo e ditadura, mulheres trans, masculinidade nos anos 80 no Paraguai e também uma avaliação crítica da cobertura da imprensa dos países vizinhos (Brasil, Argentina e Uruguai) na Guerra da Tríplice Fronteira ou Guerra do Paraguai. Ele também destacou a possibilidade de parcerias entre as instituições para pesquisas que envolvam os países do Mercosul. Um exemplo é Chamada Pública 02/2026 (MCTI/CNPq) do Programa de Cooperação Latino-Americana e Caribenha em Ciência, Tecnologia e Inovação – PROSUL Pepe Mujica, com inscrições abertas até 18 de maio.

“Temos já algumas parcerias estabelecidas, nestas linhas de pesquisa. Mas é interessante poder pensar em outros recortes para entender com os países viam as ditaduras, por exemplo. O jornalismo é um importante elemento para reconstruir temas históricos e culturais”, comenta Pozzo.

Quem é Anibal Pozzo:

Professor da Universidade Federal para Integração Latino-Americana (Unila). Foi docente concursado na Universidade Nacional de Assunção (2004-2012) e responsável pelo primeiro Mestrado em Comunicação da UNA (1998), Faculdade de Filosofia. Foi docente fundador e ex-coordenador do Mestrado “Comunicación para el Desarrollo”, da Escola de Pós-graduação da Universidade Nacional del Este (UNE) e coordenador do Centro de Estudos das Relações Paraguay-Brasil da UNE (2015). Foi presidente do Centro de Estudios Rurales Interdisciplinarios (CERI-2014-2015), em Assunção, e também professor Visitante Hofstra University (2001-2002), New York, USA.

Tem pós-doutorado em Comunicação e Estudos Sociais de Fronteira, Centro de Estudos Avançados/CEA, Universidad Nacional de Córdoba, 2014. Doutorado em Administração – Procesos Comunicacionales – Universidad Autónoma de Asunción (2003), com titulo reconhecido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestrado em Estudos de Midia, New School for Social Research University, New York (1990). Desde 2016 é docente da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), atuando no curso de Mediação Cultural – Artes e Letras, e no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA). Fora do âmbito académico foi Diretor do Congresso do Paraguai (Camara dos Deputados, 1995-2008), Assessor do Secretario-Ministro da Secretaria de Comunicação e Informação para o Desenvolvimento (SICOM, 2008-2009), Assessor da Presidencia (2009-2010) e Diretor de Comunicação da Itaipu Binacional Paraguai (2010-2012).

*fotos: Vitor Almeida

Skip to content