Professores de Jornalismo da UEPG manifestam apoio à luta em defesa da Educação Pública no Paraná

Os docentes de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), através do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, manifestam solidariedade à luta dos professores do ensino público estadual do Paraná, que iniciaram uma greve geral contra o projeto de privatização da Escola Pública no Estado. Pelo projeto, a administração e inclusive a contratação de professores e servidores de aproximadamente 200 Colégios do Paraná passam a ser responsabilidade de empresas privadas, na prática, livrando o governo eleito da responsabilidade com a gestão e manutenção da Educação Pública no Estado.

Estudos realizados por pesquisadores, bem como levantamento de informações sobre experiências de terceirização ou privatização do ensino público em diversos países do mundo revelam problemas maiores do que as históricas experiências de gestão pública e democrática da Educação. Não por acaso, alguns dos países (como Chile, EUA, Suécia) que já tiveram experiência de gestão privada do ensino público estão revendo os modelos e práticas de administração.

A precarização das condições de trabalho na educação pública paranaense exige responsabilidade e respeito aos profissionais do ensino e também aos milhares de famílias que esperam uma formação humana e cidadã aos estudantes matriculados na rede em todo o Estado.

Os professores de Jornalismo da UEPG fazem um apelo ao atual governador e também aos partidos que integram a base governista na Assembleia Legislativa (ALEP) para agir com cautela e respeito à histórica tradição do ensino público no Estado, retirando o projeto da autoria do executivo Ratinho Júnior (PSD).

Neste contexto, os professores de Jornalismo expressam total apoio à greve docente, aprovada em assembléia estadual da APP Sindicato, que cobra respeito aos mais de 100 mil profissionais que atuam na rede estadual pública de ensino no Paraná.

Ponta Grossa/PR, 3 de Junho de 2024