RIF lança chamada de trabalhos sobre folkcomunicação política

A Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) recebe artigos, até 12 de abril, para o dossiê temático sobre folkcomunicação na perspectiva de estratégias e disputas políticas. A organização do dossiê, que será publicado na edição de primeiro semestre de 2021, está a cargo da professora Dra. Hebe Maria Gonçalves de Oliveira (Universidade Estadual de Ponta Grossa), do professor Dr. Denis Porto Renó (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e do professor Dr. Diógenes Lycarião Barreto Sousa (Universidade Federal do Ceará).

Dossiê Folkcomunicação, Política e Disputas Virtuais

A digitalização das disputas políticas, não apenas em momentos eleitorais, desde o final da última década do século XX, ampliou horizontes e ações profissionais, mas não abriu mão de diálogos e interações com eventos, situações e experiências que envolvem as culturas populares e as manifestações folclóricas. É nesta expectativa que a Revista Internacional de Folkcomunicação lança um convite para a submissão de artigos e ensaios que tematizam práticas e estratégias da Folkcomunicação Política.

A edição contempla eixos temáticos que podem ser organizados como reflexões conceituais, recortes metodológicos, experiências de ação política em disputas eleitorais, análises de momentos eleitorais (seja em níveis locais/regionais ou nacionais), apropriações de práticas que dialogam com expressões de culturas populares, manifestações híbridas folkcomunicacionais, bem como outras formas de interações e práticas que marcam os estudos e investigações no sub campo da Folkcomunicação em interconexão ao universo da disputa política nas sociedades complexas. O dossiê também abarca a ação política de movimentos sociais e as apropriações das mídias digitais pelos grupos populares, colocando em foco os processos informais de comunicação.

Submissões

Os artigos podem ser submetidos até o dia 12 de abril, diretamente pelo sistema on-line da revista, no endereço revistas.uepg.br/index.php/folkcom. Os textos, de 30 mil e 42 mil caracteres, devem conter resumo em português, inglês e espanhol entre 5 e 10 linhas, além de três a cinco palavras-chave que expressem os conceitos centrais do texto. A formatação dos trabalhos deve ser feita conforme template disponível nas diretrizes aos autores, no site da Revista.

A RIF recebe também artigos sobre temas gerais, entrevistas, ensaios fotográficos e resenhas relacionados à folkcomunicação e à cultura popular em fluxo contínuo. Editada pelo PPG Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação, a revista mantém periodicidade semestral e publica a cada edição um dossiê sobre tema relativo aos estudos folkcomunicacionais.