RIF publica dossiê sobre patrimônio e identidade cultural

Periódico editado pelo Mestrado em Jornalismo UEPG e Rede Folkcom presta homenagem ao professor José Marques de Melo

Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF) acaba de lançar sua nova edição, que presta uma homenagem ao professor José Marques de Melo, primeiro doutor em Jornalismo do Brasil e um dos maiores pesquisadores das Ciências da Comunicação no mundo. Falecido no dia 20 de junho, aos 75 anos, o professor foi o maior responsável pelo reconhecimento e pela difusão da teoria da folkcomunicação no Brasil e no exterior e grande incentivador da RIF, tendo atuado como membro do conselho editorial e publicado artigos ao longo dos últimos anos.

O editorial da edição, além da homenagear ao prcom a equipe editorial, a revista assume o compromisso de levar adiante os esforços investigativos destes pesquisadores e difundir os estudos folkcomunicacionais.

É com este propósito que a edição traz o dossiê “Folkcomunicação, patrimônio e identidade cultural”, organizado pelos professores Maria Isabel Amphilo (UMESP) e Rafael Schoenherr (UEPG), com colaboração do professor Jorge González (UNAM). São dez artigos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que abordam aspectos diversos em torno da temática, tais como reflexões conceituais e estudos empíricos sobre fenômenos culturais e identitários.

Além da seção temática dedicada a pesquisas sobre identidade e patrimônio, a revista apresenta, nos artigos gerais, cinco trabalhos que enfocam metodologias de pesquisa e análises folkcomunicacionais da mídia e da cultura popular. A entrevista da edição dialoga com a problemática das identidades ao tratar de movimentos migratórios, diásporas e identidades culturais na perspectiva do pesquisador Mohammed ElHajji. E, por fim, a edição traz, na seção de resenhas, uma análise do livro Política cultural e desentendimento , de Alexandre Barbalho.

O conteúdo da revista pode ser acessado no link http://www.revistas.uepg. br/index.php/folkcom/issue/vie w/152.

SOBRE A RIF

A Revista, criada em 2003, é editada pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Rede de Estudos e Pesquisa em Folkcomunicação e a Cátedra Unesco/UMESP de Comunicação para o Desenvolvimento Regional.

A RIF recebe trabalhos, nos formatos de artigo, resenha, entrevista e ensaio fotográfico, em fluxo contínuo. As contribuições devem ser encaminhadas diretamente pelo sistema eletrônico da Revista, no endereço http://www.revi

ofessor, registra ainda a perda do pesquisador Sebastião Breguez, também pioneiro dos estudos de folkcomunicação e colaborador da RIF, ocorrida no dia 04 de março. De acordo stas.uepg.br/ .

Skip to content