Semana de Comunicação da UEPG entra nos últimos dias com debates e oficinas

Foto: Divulgação

As atrações da 33ª Semana de Comunicação, do curso de Jornalismo da UEPG, destacam nesta quinta-feira (19) atuações profissionais no jornalismo cultural brasileiro e devem agradar interessados no setor. Pela manhã, às 8h30, o repórter e crítico Pedro Alexandre Sanches comanda a palestra “Profissão: jornalista cultural”, no Auditório da Associação Brasileira de Odontologia, com entrada fraca. A participação garante direito a certificado e a medição será do professor Ben-Hur Demeneck.

Com três décadas de profissão, o paranaense Pedro Alexandre Sanches é editor do portal de cultura Farofafá e formado em Jornalismo pela ECA/USP. O crítico musical é autor de “Tropicalismo – Decadência Bonita do Samba” (Boitempo, 2000), “Como Dois e Dois São Cinco – Roberto Carlos (& Erasmo & Wanderléa)” (Boitempo, 2004) e “Álbum 1 – 1950 a 1972: Saudade, bossa nova e as revoluções dos anos 1960” (Sesc, 2021). Sanches foi repórter da Folha de S. Paulo e redator do caderno Ilustrada por dez anos. Atuou ainda como repórter e editor de cultura na Carta Capital.

À tarde, os impressos literários paranaenses ganham a cena. O jornalista Luiz Rebinski apresenta trajetória do jornal Cândido, da Biblioteca Pública do Paraná, onde já foi editor durante a primeira década do periódico. A mediação da conversa, no miniauditório do Bloco B, no Campus Central, às 15h30, será do professor Rafael Schoenherr, chefe do Departamento de Jornalismo da UEPG. A entrada é livre e a participação garante certificado.

Formado em Jornalismo pela PUC-PR, Luiz Rebisnki Junior atuou na curadoria do projeto Um Escritor na Biblioteca, bate-papo que trouxe a Curitiba mais de 50 autores brasileiros e estrangeiros. Já colaborou como freelance para veículos como Folha de S.Paulo, O Globo, Revisa Brasileiros e Revista da Cultura (Livraria Cultura). Em 2019, foi co-curador da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu e da Festa Literária Internacional de Maringá (FLIM). É editor assistente do jornal Rascunho e autor do romance Um Pouco Mais ao Sul (2016).

Ainda na quinta-feira, oficinas dirigidas a estudantes complementam a programação. Às 13h30, Marcus Benedetti apresenta casos de assessoria e cobertura de futebol. Já a mestranda Elaine Barcelllos trata de práticas jornalísticas antirracistas.

Apuração de dados públicos

Na sexta-feira (20), último dia do evento, a palestra fica por conta do jornalista Rodrigo Menegat, egresso da UEPG e que atua desde 2021 como jornalista de dados na Deutsche Welle (DW). O tema é o “Jornalismo de dados em pequenas redações”. O evento ocorre às 8h30, na sexta-feira (20), no auditório da ABO, com entrada livre e direito a certificado.

O profissional tem especialização em jornalismo de dados na Universidade de Columbia, em Nova York. De 2018 a 2020, trabalhou no jornal O Estado de S. Paulo como jornalista computacional na editoria de Arte. Participa de projeto de mentoria para jornalismo de dados para estudantes da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos.

Entre seus trabalhos jornalísticos de maior repercussão está o projeto de visualização de dados sobre a pandemia de covid-19, chamado Epicentro, criado no Brasil e a seguir reproduzido nos EUA. A ideia foi simular o impacto da pandemia caso ela acontecesse na escala da vizinhança do leitor (https://www.washingtonpost.com/graphics/2020/national/coronavirus-deaths-neighborhood/).

Às 13h30, o jornalista e mestrando em Jornalismo na UEPG, Victor Hugo Suliano Ramalho, ministra a oficina “Uso das plataformas de dados do TSE na cobertura das Eleições 2024”, nos laboratórios do Departamento de Jornalismo, no Campus Central. No mesmo horário, no miniauditório do Bloco B, a jornalista e fotógrafa Heloisa Nichele de Oliveira conversa com estudantes sobre trajetórias de mulheres na fotografia contemporânea.

A organização do evento informa que a convidada Maíra Bittencourt, diretora da Empresa Brasil de Comunicação, precisou desmarcar presença no evento em virtude de agendas de trabalho em Brasília. A palestra deve ser marcada para outra oportunidade.

A 33ª Secom é uma promoção do Departamento de Jornalismo da UEPG, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais e do projeto “Elos: jornalismo, direitos humanos e formação cidadã”. O evento tem apoio do Mestrado em Jornalismo, do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, do Centro Acadêmico João do Rio e do Departamento de Serviço Social.

____

33ª Secom: Jornalismo e Reconstrução do Diálogo Público

Palestra

Profissão: Jornalista Cultural

com Pedro Alexandre Sanches (Farofafá)

19/09/24, 8h30

Auditório da ABO (Associação Brasileira de Odontologia).

R. Cel. Dulcídio, 2060 – Centro, Ponta Grossa – PR, 84010-280

Entrada: livre

Participação com direito a certificado

Jornalismo de dados em pequenas redações

com Rodrigo Menegat (Deutsche Welle)

20/09/24, 8h30

Auditório da ABO (Associação Brasileira de Odontologia).

R. Cel. Dulcídio, 2060 – Centro, Ponta Grossa – PR, 84010-280

Entrada: livre

Participação com direito a certificado

Conversas

Imprensa cultural no Paraná: trajetória do jornal Cândido

com Luiz Rebinski

19/09/24, 15h30

Miniauditório B108, campus central da UEPG

Uma prática situada no olhar: produções e trajetórias de mulheres na fotografia contemporânea

com Heloisa Nichele de Oliveira

20/09/24, 13h30

Miniauditório B108, campus central da UEPG

 

Skip to content