UEPG abre inscrições para residência técnica; nove vagas são para Jornalismo 

Estão abertas as inscrições ao processo seletivo para o Curso de Especialização em Gestão Pública, vinculado ao Programa de Residência Técnica – o RESTEC, um programa de formação continuada ofertado por instituições de ensino superior (IES) pública ou privada do Estado do Paraná.

Ao todo são 493 vagas para residentes técnicos, nove são para jornalismo, sendo uma para Ponta Grossa. No ato da inscrição, os candidatos deverão indicar a área pretendida e o órgão/município onde irão atuar. Os selecionados irão desenvolver atividades de 30h presenciais semanais, de segunda a sexta-feira e, além da gratuidade do curso de especialização, os residentes vão receber bolsas-auxílio no valor de R$ 3.040,00 (três mil e quarenta reais) mensais.

Inscrição

Para participar, o candidato deverá ter concluído seu curso de graduação há no máximo 36 meses, considerando a data retroativa de publicação do edital de seleção – confira o documento aqui. Já os egressos selecionados e matriculados não poderão ter vínculo empregatício na área em que será realizada a pós-graduação, nem receber bolsa de qualquer natureza, subsidiada com recursos do Tesouro do Estado do Paraná. Outro impedimento é a participação em edições anteriores do RESTEC.

A data de inscrição vai até o dia 3 dezembro deste ano, já o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 150,00, pode ser feito até 9 de dezembro. As provas serão aplicadas no dia 9 de fevereiro de 2025. Nesse dia, os candidatos terão acesso a um boletim informativo com todas as orientações sobre os procedimentos a serem adotados para a realização da matrícula. O resultado da seleção está previsto para ser divulgado em 18 de fevereiro.

Conheça o RESTEC

O RESTEC tem por finalidade proporcionar aos alunos residentes, aprofundamento teórico e prático relacionado às diferentes áreas de atuação de cada programa, de forma a contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos residentes do órgão ao qual está vinculado.

Os classificados e selecionados serão matriculados no Curso de Especialização em Gestão Pública, modalidade à distância, do Programa de Residência Técnica ofertado pela UEPG, em um período máximo de 24 meses. A carga horária total é de 480 horas, incluindo os módulos de disciplinas e o Trabalho de Conclusão de Curso em forma de artigo, monografia ou projeto de intervenção.

Ficam reservadas 5% do total de vagas ofertadas para pessoas com deficiência (PCD). Confira onde estão distribuídos todas as vagas, conforme o Anexo 1 do edital, e onde serão realizadas as atividades da residência técnica.

O processo seletivo será planejado, organizado e executado pela Coordenadoria de Processos de Seleção da Universidade Estadual de Ponta Grossa – CPS/UEPG.

 

Skip to content