A internacionalização da ciência é um dos pilares fundamentais para a formação de pesquisadores comprometidos com a excelência acadêmica e a transformação social. Prova disso é a trajetória do doutorando Pedro Henrique de Aguiar Moreira, do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que participou de três importantes eventos internacionais vinculados ao Programa Erasmus+ da União Europeia ao longo de 2025.
Sob orientação do Prof. Dr. Alessandro Loguercio, Pedro desenvolve pesquisas na área de Dentística Restauradora e tem se destacado por seu engajamento em iniciativas de mobilidade acadêmica e cooperação internacional.
Ao longo de 2025, Pedro representou o Brasil e a UEPG em três eventos promovidos pelo Erasmus+, programa da União Europeia que promove a educação, a juventude e a mobilidade acadêmica em mais de 170 países:
📍 Bruxelas, Bélgica – ESAA Annual Meeting and Onsite Training (3 e 4 de fevereiro)
📍 Cidade do México, México – OCEANS Alumni: Strengthening and Expanding Bridges from Latin America Through International Mobility (22 e 23 de maio)
Organizado pela OCEANS Network, associação internacional da qual Pedro faz parte e que reúne ex-bolsistas do Erasmus+, o evento buscou fortalecer as conexões entre Europa e América Latina por meio da cooperação acadêmica.
📍 Gotemburgo, Suécia – OCEANS Annual Conference and General Meeting (20 e 21 de junho)
Um encontro inspirador com jovens líderes de diversas partes do mundo, unidos pelo compromisso de expandir o impacto da mobilidade acadêmica e da educação internacional.
“Foi uma experiência marcante não apenas pelo aprendizado e pelas conexões feitas, mas também porque eu era o único brasileiro presente entre representantes de diversas partes do mundo. Isso reforçou minha responsabilidade em levar a voz de estudantes como eu para o cenário internacional”, destaca Pedro.
O Erasmus+ é um dos maiores programas de mobilidade educacional do mundo. Criado pela União Europeia, oferece bolsas e oportunidades de intercâmbio, capacitação e pesquisa internacional. A iniciativa promove educação de qualidade, inclusão, diversidade e inovação, conectando instituições e pessoas em uma rede global de aprendizagem e cooperação.
As experiências internacionais vivenciadas por Pedro Henrique não apenas enriqueceram sua formação pessoal e acadêmica, como também fortalecem o PPGO da UEPG como um programa de excelência, comprometido com a formação de profissionais inovadores, éticos e preparados para atuar em contextos globais.
A Pós-Graduação em Odontologia da UEPG reafirma, por meio de iniciativas como essa, seu compromisso com a internacionalização do conhecimento e com a valorização dos discentes como protagonistas da ciência, da inclusão e da transformação social.