Professoras lançam livro sobre didática na docência em Saúde

As professoras da UEPG, Denize Puglia Zanon, Maiza Taques Margraf Althaus e Viviane Aparecida Bagio, são as organizadoras do livro “Dodática na Docência Universitária em Saúde: metodologias ativas e avaliação

por Marilia Woiciechowski

A prática pedagógica universitária envolve o compromisso dos professores com a dinâmica dos processos de ensino e aprendizagem, referência que faz parte do livro “Didática na docência universitária em saúde: metodologias ativas e avaliação” (Appris Editora), das professoras da UEPG Denize Puglia Zanon, Maiza Taques Margraf Althaus e Viviane Aparecida Bagio (organizadoras). Com 166 páginas, a obra divide-se em sete capítulos que abordam os temas “Didática: pra que te quero? – algumas provocações pedagógicas para a docência universitária”; e “A aprendizagem da docência universitária no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Odontologia na UEPG: a rede social como instrumento de apoio didático”.

Outros temas dos capítulos são  “PBL e PEER Instruction: reflexões sobre as metodologias ativas no ensino de odontologia”; “Seminários na aula universitária em odontologia: possíveis contribuições dessa estratégia de ensino na formação de cirurgiões dentistas”; “O seminário na pós-graduação em odontologia: sentidos e significados para os pós-graduandos e professores”; Aula universitária: o planejamento didático no ensino da odontologia”; “A sala de aula invertida: possibilidades e limites na docência universitária”; e “Avaliação do processo de ensino-aprendizagem: as vozes de coordenadores de cursos de odontologia em três universidades da América Latina”.

Pesquisa Pedagógica

A preocupação com a formação dos docentes tem o compromisso de cumprir com o que preceitua a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que em seu artigo 66 determina que compete aos Programas de Pós-Graduação qualificar os mestrandos e doutorandos para o exercício do magistério, como destacam na apresentação da obra as organizadoras. As professoras também acentuam que, na UEPG, o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Odontologia, desde seu início assumiu esse compromisso. Também assinalam que a disciplina Didática Aplicada ao Ensino Superior é uma das marcas expressivas do curso. Neste aspecto, enaltecem a precursora desse trabalho, Leide Mara Schmidt, que, como registram “com sua competência e dinamismo impulsionou a formação pedagógica dos mestrandos e doutorando em Odontologia.

Sobre os caminhos até chegar ao lançamento da obra, as organizadoras relatam que, em 2004, quando atuavam com a segunda turma do curso, mobilizaram os mestrandos e doutorandos em direção ao desenvolvimento de um projeto de pesquisa na área pedagógica. O objetivo era a coleta de dados junto a professores e alunos do curso de Odontologia, quanto à prática pedagógica na graduação relativa aos processos de ensino e da avaliação da aprendizagem dos estudantes. As professoras contam que o projeto “A prática pedagógica em Odontologia: relações entre o ensinar e o avaliar” nasceu com o desafio de oportunizar aos estudantes do programa se desenvolverem pedagogicamente realizando pesquisas na área, almejando a publicação de artigos.

Saberes Fundamentados

O professor e coordenador do curso de Odontologia da UEPG, Eduardo Bauml Campagnoli, assina o prefácio da obra, frisando que, atualmente, as informações estão facilmente disponíveis, de modo que não se concebe mais a ideia do professor como mero transmissor de conhecimento. Para ele, torna-se importante a presença do professor em adotar uma postura de mediação entre o conhecimento e os estudantes. Também evidencia a necessidade do docente se preocupar em estimular a curiosidade e propiciar o desenvolvimento da autonomia intelectual e profissional dos acadêmicos. O coordenador diz que “frente a essa nova atitude docente, espera-se que os estudantes sejam capazes de tomar suas próprias decisões, mediante um criterioso caminho de reflexão e sustentados em saberes fundamentados, construídos em seus processos de aprendizagem”.

Eduardo Campagnoli acrescenta que a didática auxilia os docentes na missão de aprimorar os meios de construção do conhecimento dos educandos.  Frisa que o uso de metodologias diversificadas favorece o protagonismo do estudante no processo ensino-aprendizagem. Para ele, a obra é significativa ao apresentar reflexões sobre metodologias voltadas à prática de ensino, destacando-se as metodologias ativas. Também menciona a discussão sobre o uso das mídias sociais como recursos valiosos na atualidade. No prefácio, o professor registra que as organizadoras do livro têm uma trajetória acadêmica dedicada ao aprimoramento de temas voltados à didática. Ainda reforça o significado da obra em seu intuito de estimular a reflexão sobre as questões relacionadas ao ensino na área da saúde, representada pelo curso de Odontologia, com a possibilidade de abranger os demais cursos da área.